Home / Health ARQ / Construção / Teresina (PI) terá duas novas residências terapêuticas

Teresina (PI) terá duas novas residências terapêuticas

O secretário da Saúde do Estado do Piauí, Francisco Costa, participou ontem (8) do lançamento do Programa Reconstruindo Vidas e da cartilha do Programa de Cuidado Integral do Paciente Psiquiátrico (PCIPP), no plenário do Tribunal de Justiça. Na ocasião, ele falou sobre a abertura de duas novas residências terapêuticas para Teresina.

Atualmente, o Piauí possui cinco residências destinadas a pacientes egressos de hospital psiquiátrico com dois anos ou mais de internação e sem vínculo familiar. Destas, quatro estão localizadas em Teresina – sendo que três delas são de gestão estadual e outra pela Fundação Municipal de Saúde – e uma no município de União.

Com a ampliação, a Secretaria de Saúde vai beneficiar 16 pacientes com transtorno mental oriundos do sistema prisional e “vai poder acolher com mais humanização os pacientes, fortalecendo sua reinserção ao convívio social”, afirma o secretário.

Os serviços ofertados nas residências terapêuticas mostram que esta é uma alternativa exitosa no tratamento psiquiátrico. O grande diferencial é que se trata de uma moradia destinada a pacientes que passaram longa permanência institucionalizada em hospital psiquiátrico.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …