O secretário da Saúde do Estado do Piauí, Francisco Costa, participou ontem (8) do lançamento do Programa Reconstruindo Vidas e da cartilha do Programa de Cuidado Integral do Paciente Psiquiátrico (PCIPP), no plenário do Tribunal de Justiça. Na ocasião, ele falou sobre a abertura de duas novas residências terapêuticas para Teresina.
Atualmente, o Piauí possui cinco residências destinadas a pacientes egressos de hospital psiquiátrico com dois anos ou mais de internação e sem vínculo familiar. Destas, quatro estão localizadas em Teresina – sendo que três delas são de gestão estadual e outra pela Fundação Municipal de Saúde – e uma no município de União.
Com a ampliação, a Secretaria de Saúde vai beneficiar 16 pacientes com transtorno mental oriundos do sistema prisional e “vai poder acolher com mais humanização os pacientes, fortalecendo sua reinserção ao convívio social”, afirma o secretário.
Os serviços ofertados nas residências terapêuticas mostram que esta é uma alternativa exitosa no tratamento psiquiátrico. O grande diferencial é que se trata de uma moradia destinada a pacientes que passaram longa permanência institucionalizada em hospital psiquiátrico.