Home / Health ARQ / Construção / Obra de ampliação do Pronto-Atendimento de Caxias do Sul (RS) é autorizada pelo Ministério da Saúde

Obra de ampliação do Pronto-Atendimento de Caxias do Sul (RS) é autorizada pelo Ministério da Saúde

A ampliação do Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) de Caxias do Sul (RS) foi autorizada pelo Ministério da Saúde. A obra deve possibilitar que o prédio se transforme em uma unidade de pronto-atendimento (UPA) porte 2, o que abre portas para custeio parcial pelo governo federal.

A ampliação ainda não havia sido liberada pelo Ministério da Saúde por falta de espaço físico para crescimento do Postão para as laterais e consequente adaptação a uma UPA — o Ministério não permitiu que novas alas fossem erguidas em outro andar. Em visita a Caxias na semana passada, um assessor técnico e um arquiteto do Ministério concordaram com a ampliação em uma área dentro do próprio prédio, já que o Postão foi construído com um vão central.

O projeto será preparado pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e a expectativa da secretária da Saúde, Dilma Tessari, é lançar a licitação até o final do ano. A prefeitura já dispõe de R$ 232 mil para iniciar a obra e R$ 800 mil para o mobiliário, repassados pelo governo federal ainda em 2013. O espaço vai possibilitar a ampliação de uma sala de observação.

— Antes, eles entendiam que faríamos uma reforma. Vieram aqui in loco e apontaram a área que aceitaram para ampliação — explica a secretária, acrescentando que os atendimentos seguirão normalmente durante a obra.

Conforme Dilma, os dois profissionais que estiveram na cidade avaliaram inicialmente que o Postão tem condições de ser uma UPA de porte 3, o que aumentaria a verba federal. Para isso, a ideia é futuramente realizar uma reforma, que dependeria da transferência dos serviços para a UPA da Zona Norte. A unidade, no entanto, ainda não abriu as portas.

UPAs de porte 2 atendem uma média de 250 pacientes ao dia, em áreas com 100 a 200 mil habitantes. Já as UPAs de porte 3, a 350 pessoas ao dia, em áreas com 200 a 300 mil habitantes.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …