O projeto de construção do Palomar Medical Center (PMC), no estado americano da Califórnia, custou cerca de U$ 1 bilhão e foi finalizado no final de 2012. O objetivo da construção é trazer um novo hospital tecnologicamente avançado, um “hospital do futuro”.
Para isso, foi utilizado o processo de construção com padrão de Modelo de Informação da Construção (BIM), a entrega do projeto integrado (IPD), design baseado em evidências (EBD) e sustentabilidade.
Embora a equipe do projeto usou um método de entrega de construção, gestão multi-prime, ambos, construtor e designer, atuaram de forma IPD sobre relacionamento, risco, e incentivos. Com isso houve flexibilidade para fazer mudanças, consequentemente, uma equipe de design totalmente engajados.
Um de seus maiores desafios da obra foi lidar com o tempo para obter pedidos. Quando havia algum problema demorava-se muito até obter materiais, pois havia a necessidade de autorização de engenheiros, arquitetos, em seguida, do proprietário.
A solução foi trazer o caixa da construção para o local de trabalho com um computador, impressora. Assim, os gestores acompanhavam mais de perto as necessidades da obra, trazendo soluções mais rápidas para o andamento da construção.