Home / Health ARQ / Arquitetura / Irmandade da Santa Casa de Londrina (PR) inaugura unidade para transplante de órgãos

Irmandade da Santa Casa de Londrina (PR) inaugura unidade para transplante de órgãos

A irmandade da Santa Casa de Londrina, no norte do Paraná, inaugura unidade exclusiva para transplantes de órgãos nesta terça-feira (6). A nova unidade vai funcionar no Hospital Mater Dei e conta com oito leitos, sendo seis de internação e dois de UTI, além de duas salas cirúrgicas específicas.

Para instalar a Unidade de Transplante foi necessária uma adequação em um dos andares do Mater Dei. A Unidade conta com 453 m². Dois novos leitos de UTI foram implantados e áreas já existentes foram modificadas para os seis leitos de internação e estruturas de apoio necessárias para o bom funcionamento da Unidade. Além disso, duas salas cirúrgicas também foram preparadas para atender aos casos de transplante. Com a ampliação, a UTI passa a oferecer 12 leitos. O Hospital disponibiliza 80 leitos no total.

Atualmente, os transplantes em adultos são realizados no Hospital Santa Casa de Londrina. Os pediátricos são no Hospital Infantil Sagrada Família. O complexo hospitalar é referência no interior do Paraná para transplantes de dois órgãos sólidos – coração e rim. Na região norte do Estado, é o único a realizar transplantes cardíacos. São 368 renais e 55 cardíacos, desde os primeiros em 1985 e 1994, respectivamente.

“Com uma estrutura própria e leitos exclusivos, principalmente de UTI, o serviço de transplante atenderá com mais agilidade e qualidade”, afirma o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad. Inicialmente, a Unidade vai atender os transplantes renais, que são a maior demanda. A proposta é que, posteriormente, os transplantes cardíacos em adultos da ISCAL também sejam realizados no Hospital Mater Dei.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …