Home / Saúde Online / REABILITAÇÃO 2014 promove Fórum Profissional: programação multidisciplinar e internacional

REABILITAÇÃO 2014 promove Fórum Profissional: programação multidisciplinar e internacional

Realizada em parceria com as entidades mais representativas do setor, iniciativa é palco de discussões para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Com novos temas e programação multidisciplinar, o Fórum Reabilitação que acontece paralelo a REABILITAÇÃO – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Reabilitação, Prevenção e Inclusão, nos dias 13 a 15 de agosto no Palácio das Convenções do Anhembi (SP), oportunizará troca de experiências e informação mais ampla, atualizada e qualificada.

Realizado em parceria com as entidades mais representativas da área de prevenção, reabilitação, mobilidade reduzida e inclusão de pessoas com deficiência, o evento nesta edição vem com formato mais internacional, atraindo a participação de profissionais do Brasil e estrangeiros.

Como palco de grandes debates, novos temas, tecnologias inovadoras e políticas que otimizam a qualidade de vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o Fórum Reabilitação tem como compromisso promover um grande momento de discussão e reflexão em torno da promoção do bem-estar, mais acessibilidade às pessoas com deficiência que só no Brasil tem-se em média, 45 milhões.

Entre os principais eventos estão: VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência; III Seminário Internacional ABOTEC de Tecnologia em Órteses, Próteses Ortopédicas e Reabilitação; BioRob 2014 – Conferência Internacional de Robótica e Biomédica; Fórum de Reabilitação; Estudos sobre a Deficiência; 3º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade e Simpósio de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do CEFAI – Ibramed.

Veja abaixo os detalhes de cada dos eventos. A programação completa e formulários para inscrições estão disponíveis no site www.reabilitacao.com.

Programação Fórum Profissional REABILITAÇÃO

VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência
Data: 14 de agosto, das 9h às 17h.
Realização: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O encontro discutirá questões relacionadas à mobilidade urbana, que tem recebido atenção nos últimos anos devido às suas implicações sociais, econômicas e ambientais. Paralelamente ao Congresso Internacional, como nos anos anteriores, será realizada a Exposição de Inovação em Tecnologia Assistiva, de 13 a 15 de agosto, durante a Reabilitação, reunindo protótipos e produtos desenvolvidos em centros de pesquisa das principais universidades do país.

III Seminário Internacional ABOTEC de Tecnologia em Órteses, Próteses Ortopédicas e Reabilitação
Data: 13 e 14 de agosto, das 8h30 às 18h.
Realização: ABOTEC
Dividido em dois dias, o III Seminário Internacional ABOTEC de Tecnologia em Órteses, Próteses Ortopédicas e Reabilitação abordará, por meio de vários painéis, os seguintes temas: As Novidades no Congresso Mundial de Órtese e Prótese em Leipzig, Alemanha – 2014; Análise de Variação da Marcha em um Grupo de Pacientes Usuários da Órtese Emag-Active, após Monitoramento da Marcha com Plataforma Wintrack; Cuidados Tópicos no Manejo das Feridas do Pé Diabético; Critérios para Obter Sucesso no Tratamento Conservador da Escoliose, com Utilização de Órtese; Órteses Plantares, Um Passo para o Futuro; UP-Grade Prótésico em Pacientes Amputados do MI, Critérios Básicos, entre outros.

BioRob 2014 – Conferência Internacional de Robótica e Biomédica
Data: 13 a 15 de agosto.
Coordenação: Grupo de Mecatrônica, Laboratório de Reabilitação Robótica da Universidade de São Paulo (USP)
A 5 ª edição da Conferência Internacional de Robótica e Biomédica Biomechatronics (BioRob 2014), que acontece pela primeira vez na América do Sul, aborda questões teóricas e experimentais nas áreas de robótica e mecatrônica aplicada à medicina e biologia com o objetivo de integrar diferentes aspectos da Robótica Biomédica, da Biomecatrônica e a Biorobótica.
O tema da conferência nesta edição é: “Biomedical Robotics and Biomechatronics Technology for a World without Borders” – “Robótica Biomédicas e Biomechatronics Tecnologia para um Mundo sem Fronteiras”. Na ocasião pesquisadores de diversas áreas podem compartilhar os resultados científicos comuns e soluções de design, como os exemplos de sucesso em design biomimético.

Fórum de Reabilitação
Data: 13 a 15 de agosto, das 8h30 às 18h.
Realização: Rede de Reabilitação Lucy Montoro
O evento contará com a presença de convidados que abordarão temas atuais e relevantes no campo da pesquisa em Reabilitação com ênfase na Robótica, Neuromodulação e Neuroplasticidade, Ondas de Choque, Dor Crônica, Lesão Medular, Reabilitação Hospitalar e Resultados nas ações da prática clínica.
Abordará temas como: a comparação da algometria de pressão entre indivíduos saudáveis e com lombalgia crônica: estudo transversal; neuroimagem de doentes com osteoartrose grave do joelho: avaliação volumétrica cerebral; análise biomecânica em indivíduos com deficiência visual durante atividade motora específica; entre outros.

Estudos sobre a Deficiência
Data: 13 a 15 de agosto, a partir das 14h.
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Dando continuidade às ações do Memorial da Inclusão voltadas ao incentivo e promoção dos “Estudos sobre a Deficiência”, serão organizadas quatro mesas redondas temáticas durante o VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. As mesas contarão com participantes como: Lia Crespo (Memorial da Inclusão / SEDPcD); Jairo Marques (Folha de São Paulo); Cláudia Werneck (Escola de Gente/RJ); Adriano Nuemberg (UFSC), entre outros.
Os chamados “Estudos sobre a Deficiência”’, do original Disability Studies, diz respeito a um campo interdisciplinar que visa compreender o fenômeno da deficiência em toda sua complexidade, no âmbito dos Direitos Humanos. Essas mesas são parte do projeto de articulação da Rede Nacional de Estudos sobre a Deficiência.

3º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade
Data: 15 de agosto, das 14h às 18h.
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Pela primeira vez, o Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade estará na REABILITAÇÃO Feira + Fórum. É um encontro de iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência que visa a troca de experiências no âmbito da moda inclusiva.
O objetivo do encontro é reunir especialistas, empresários, estilistas, professores e estudantes de escolas brasileiras e estrangeiras de design e de diversas áreas para discutirem tendências, debaterem novas ideias e trocarem experiências no âmbito da moda inclusiva e mercado têxtil.
Na ocasião também acontecerá a 6ª edição do Concurso Moda Inclusiva. A ideia de tornar o Concurso Moda Inclusiva internacional surgiu da necessidade de convidar participantes de todo o mundo a compartilhar soluções inovadoras que podem contribuir no bem estar e na qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de apresentar novos conceitos à moda.

Simpósio de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do CEFAI – Ibramed
Data: 15 de agosto, das 9h30 às 19h.
Realização: Centro de Estudos e Formação Avançada /Ibramed
Será realizado em parceria com CEFAI e IBRAMED e promoverá aos profissionais discussões e debates sobre temais atuais com a presença de palestrantes de referência no mercado. Entre os temas abordados estarão: reabilitação após reconstrução do ligamento cruzado anterior; fisioterapia baseada em evidências na dor lombar inespecífica; métodos de análise do movimento e avaliação do paciente com síndrome da dor femorapatelar; aplicação de campo eletromagnético pulsado (magenoterapia) nas disfunções musculoesqueléticas, entre outros.

SERVIÇO:

REABILITAÇÃO Feira e Fórum – 12ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Reabilitação, Prevenção e Inclusão
Data: 13 a 15 de agosto – 10h às 19h
Profissionais do setor: 10 às 19h
Visitantes: 14 às 19h
Entrada gratuita
Local: Palácio das Convenções do Anhembi – Rua Prof. Milton Rodrigues, sem número – São Paulo
Mais informações em: http://www.reabilitacao.com/

 

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …