Home / Health ARQ / Arquitetura / Hospital Municipal de Araguaína (TO) passará por reforma para instalação de UTI pediátrica

Hospital Municipal de Araguaína (TO) passará por reforma para instalação de UTI pediátrica

Para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica em Araguaína (TO), duas salas do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) passarão por reestruturação e reforma nos próximos meses. O anúncio da reforma para atender a necessidade de atendimento das crianças da cidade e região ocorreu durante reunião na última semana, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Araguaína.

Durante a reunião, o secretário da Saúde do Município, Jean Luís Coutinho, ressaltou que o HMA já possui uma estrutura física adequada para que seja implantada a UTI. “Já temos seis leitos; analisamos e vimos a necessidade de aumentar essa quantidade para dez, visando melhorar o atendimento para a sociedade. O prazo para reforma e ampliação será de aproximadamente cinco meses; e o Estado irá adequar com os equipamentos”, explicou o secretário.

Na reunião, Coutinho apresentou o projeto da UTI Pediátrica, que traz layout moderno, com paredes brancas e decoração que foca no tratamento humanizado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), esse layout colabora com a recuperação.

O secretário estadual da Saúde, Marcos Musafir, disse que o principal objetivo da reunião é acelerar o processo de implantação da UTI pediátrica, embora exista um processo burocrático dentro da legislação para a aquisição de equipamentos, reforma e treinamento de pessoas para atuar no local. “Mas a proposta que estamos apresentando é para viabilizar o andamento das etapas. A UTI beneficiará a população do Estado e especialmente as crianças de Araguaína. O prazo de todo o processo será de um ano e meio aproximadamente”, informou.

Após a instalação da UTI Pediátrica, o custeio com manutenção terá contrapartida de 50% do Ministério da Saúde (MS), 25% do Estado e 25% do Município.

O Hospital Municipal, onde será instalada a UTI Pediátrica, é referência em pediatria e oftalmologia na cidade e possui 55 leitos, 10 deles cirúrgicos e 45 pediátricos, recebendo encaminhamentos apenas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) do Araguaína Sul e de outras cidades pactuadas com o município.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …