Home / Health ARQ / Construção / Hospital de Joinville (SC) deve ser primeira unidade pediátrica do Brasil com ala psiquiátrica

Hospital de Joinville (SC) deve ser primeira unidade pediátrica do Brasil com ala psiquiátrica

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville (SC), deve inaugurar uma ala para atendimento psiquiátrico, tornando-se o primeiro hospital pediátrico do Brasil a dedicar uma área exclusivamente para a psiquiatria. Hoje, a unidade já realiza atendimentos nessa especialidade em quatro leitos provisórios adaptados.

A nova ala, que deve ser concluída no segundo semestre de 2017, contará com 14 leitos específicos para atendimento de crianças que sofrem com distúrbios psiquiátricos em situação de surto. A demanda hoje é grande e a ocupação dos quatro leitos chega a 100%.

Para a diretora executiva do Hospital Infantil, Estela Cuchi, as obras da ala psiquiátrica são um desafio por não ter um parâmetro no país, mas devem se tornar referência.

“É uma obra que não existia no Brasil para a gente se basear. O projeto foi sendo construído no dia a dia. É uma obra muito ampla, mas depois de pronta, vai ficar um serviço realmente de referência, atendendo toda a legislação vigente”, ressalta.

Em 2015, foram 68 internações. Dessas, 24% apresentaram quadro depressivo, 19% esquizofrenia e 14% transtorno afetivo bipolar. Os trabalhos de reforma e ampliação já têm recursos garantidos por financiamento e, além da nova ala, melhorias na UTI Neonatal também estão previstas.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …