O crowdsourcing é uma das maneiras de usar a internet para que pessoas possam colaborar coletivamente para um objetivo comum. O Waze, por exemplo, é um famoso aplicativo de GPS que informa em tempo real as condições de tráfego ao redor do usuário e um dos maiores exemplos do poder do crowdsourcing. Agora, uma empresa brasileira tenta convencer as pessoas para que elas tenham com a Saúde a mesma preocupação que têm com o trânsito.
A ideia surgiu da proposta de juntar tecnologia e saúde pública por meio do desenvolvimento de soluções digitais que tivessem impacto na vida das pessoas. O melhor caminho para os desenvolvedores foi apostar no potencial colaborativo da internet. O primeiro projeto foi o aplicativo “Saúde na Copa” para tentar identificar precocemente qualquer tipo de surto ou epidemia durante o evento esportivo no Brasil. Quase 10 mil pessoas baixaram a ferramenta de notificação, em tempo real, de sintomas como febre,dores de cabeça e diarreia. O Ministério da Saúde usou as informações coletadas e, em dois meses, com mais de 47 mil registros coletados, nenhum surto foidetectado.
Com o sucesso do primeiro desafio, o novo resultado é o app “Guardiões da Saúde”, que já conta com mais de três mil usuários e espera atingir 100 mil cadastrados até o final dos Jogos Olímpicos do Rio. O funcionamento é o mesmo: a partir da colaboração dousuário, que informa sobre seus sintomas, a empresa constrói mapas de ocorrência de doenças infecciosas, como sarampo, dengue e gripe – as informações são usadas para a tomada de decisões do Ministério da Saúde.
A mesma empresa brasileira também gerencia a plataforma “Flu Near You”, que faz o mapeamento colaborativo de casos de influenza nosEstados Unidos e Canadá. Lá já são mais de 150 mil usuários cadastrados e ativos e os resultados são promissores.
No Brasil, a base de usuários ainda precisa crescer para que resultados mais contundentes possam ser colhidos. O primeiro passo já foi dado. O grande desafio é convencer as pessoas da importância de colaborar assim como elas já fazem no Waze… Se você quiser participar e até ficar ligado nas doenças que cercam sua região, agora já sabe por onde começar.
Fonte: Olhar Digital