A Fundação Padre Albino comemora mais uma etapa finalizada para a instalação da Ala de Radioterapia que formará o Hospital do Câncer de Catanduva. A etapa concluída recentemente foi a instalação do sistema de ar condicionado que tem 900 mil BTUs e será alimentado por meio de água gelada.
Desde o início de Campanha de Capacitação de Recursos para a construção do Hospital de Câncer de Catanduva, em fevereiro, a Fundação conseguiu arrecadar mais de R$ 730 mil. O Serviço de Radioterapia, aliado aos outros serviços já oferecidos pela Fundação, propiciará a instalação do Hospital.
A nova unidade terá capacidade para atender cerca de 100 a 120 pessoas por dia. De acordo com o engenheiro civil da Fundação, Edegar Durigan Junior, faltam apenas os testes dos equipamentos.“A construtora responsável pela obra está colocando forro de gesso e fazendo a pintura interna da Radioterapia; posteriormente será iniciada a instalação da fiação para os equipamentos de informática e de telefonia”, informa Durigan Junior.
Ainda de acordo com o engenheiro, também já foram instalados o sistema de gás medicinal, a cobertura de estrutura metálica na entrada da ambulância e feita à blindagem da sala do tomógrafo.
Para finalizar o projeto e entregá-lo para utilização dos pacientes, por meio do SUS, a Fundação Padre Albino ainda precisa captar recursos para os serviços complementares de instalação e acessórios para o acelerador linear, tomógrafo, mobiliário, paisagismo da área externa, comunicação visual, informática e estrutura metálica para interligação entre a Radioterapia e o Hospital Emílio Carlos.