Home / Saúde Online / Arquiteto da saúde e do bem-estar participa de exposição na Holanda

Arquiteto da saúde e do bem-estar participa de exposição na Holanda

Foto: Divulgação

Em parceria com o Instituto Holandês de Arquitetura (NAI) e a Universidade de Delft (Holanda), o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza a primeira itinerância internacional da exposição do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé.

Sediado na cidade holandesa de Roterdã, o NAI abrigou, até 10 de fevereiro, a exposição “Lelé: arquiteto da saúde e do bem-estar”. Para a ocasião, a curadoria da mostra, concebida por Giancarlo Latorraca (MCB) e Max Risselada (Universidade de Delf), recebeu contribuições de Jorn Konijn (NAI), com a inclusão de novas referências ao trabalho do arquiteto brasileiro, que busca a melhoria da qualidade de vida por meio da arquitetura produzida em larga escala.

A mostra possibilita apreender o apuro técnico e a grande inventividade das soluções propostas por Lelé, arquiteto seminal na implantação de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente no Brasil, com seus projetos integrados corretamente à paisagem e ao seu contexto sociocultural.

Maquetes, desenhos, filmes e vídeo-animações compõem a exposição no NAI, revelando a naturalidade do arquiteto em projetar desde grandes espaços ao simples detalhe de um componente. Fotografias de hospitais, passarelas de pedestres, entre outros projetos, revelam o cuidado de Lelé na concepção de obras que possam gerar melhorias na qualidade de vida daqueles que delas se beneficiam.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …