O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/ Hospital das Clínicas) inaugurou, na última semana, um Ambulatório de Microcefalia para a reabilitação dos bebês diagnosticados com a enfermidade.
Segundo o coordenador da Unidade de Reabilitação e do Ambulatório, Nildo Ribeiro, a proposta de construir o espaço surgiu depois que o Hospital das Clínicas passou a fazer o diagnóstico da doença – no dia 13 de abril, o hospital tornou-se o Centro de Assistência Multidisciplinar de Microcefalia da Bahia.
Cerca de 30 crianças serão atendidas no espaço, semanalmente. Os pequenos terão acompanhamento com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e assistentes sociais.
“Já existe o centro de confirmação e diagnóstico, onde as crianças são atendidas, mas não tínhamos como acompanhar essas crianças depois do diagnóstico. Elas eram encaminhadas para outras unidades. Com o novo ambulatório será possível manter esse acompanhamento aqui mesmo, no hospital”, afirmou Ribeiro.
O coordenador contou que a demanda de crianças com microcefalia supera a oferta de atendimentos na Bahia e que o novo ambulatório vai ajudar a diminuir o número de pacientes que aguardam pelo serviço. A orientação dos profissionais é que a reabilitação comece o mais precoce possível.