Empreendedor. É assim que Valdir Ventura define seu modelo de gestão. Antes de ocupar seu atual cargo, o CEO do Grupo São Cristóvão traz uma sólida experiência no setor automobilístico, ocupando cargos importantes na Ford. Mesmo atuando na Engenharia da multinacional, Ventura diz que sua história com o Grupo o acompanhou a vida toda: “É um envolvimento pessoal. Desde a minha infância vivida nos arredores do hospital até o convívio com meu saudoso pai, precursor e grande inspiração em minha vida.” Ventura também fala sobre o olhar no futuro, o momento delicado que o país atravessa, a importância de reconhecer as dificuldades para projetar soluções reais e alerta: “é preciso não se precipitar”.
O avanço da medicina brasileira nos últimos anos…
Nos deixa muito orgulhosos. O Brasil está na dianteira de várias pesquisas importantes, e nossos médicos e pesquisadores têm tido destaque expressivo. Em contrapartida, equilibrar os custos de uma medicina moderna e altamente especializada ainda é um grande desafio.
Nosso Grupo tem o olhar no futuro e por isso…
Estamos prontos para a continuidade da modernização da medicina, sem, contudo, desconsideramos os fatores preocupantes envolvidos nesse processo. Não temos dúvida de que a crise política e financeira atual está afetando a economia de todo o país. Mas para o Grupo São Cristóvão, cujo objetivo é prevenir e cuidar da saúde de nossos pacientes, trabalhamos duro para não deixar que nossos serviços sejam afetados. Por isso, buscamos continuamente novas ações e processos para minimizar esse impacto.
Atualmente, o Brasil vive um período delicado, tanto na política como na economia…
E isso pode ser visto pelos números. São 12 milhões de desempregados e uma desaceleração do crescimento do país como um todo. Todo cuidado no tocante a implementação das ações é pouco e é preciso não se precipitar. É importante observar o mercado e planejar bem a estratégia para gerir a crise de forma coerente, sem perder a esperança de dias melhores.
Mesmo diante da crise, é possível…
Reconhecer as dificuldades que o dia a dia nos apresenta e, assim, projetar soluções reais e viáveis para a nossa permanência nesse acirrado mercado. Os custos assistenciais estão cada vez mais elevados, e o uso da alta tecnologia, do emprego de medicamentos de última geração e das inúmeras exigências da ANS influenciam enormemente na tomada de decisões e definição de estratégia da instituição. Por isso, buscamos continuamente novas ações e processos para minimizar esse impacto.
As ferramentas de estratégia e gestão tão usuais no setor automobilístico podem…
Ser muito valiosas para o setor da saúde, guardando as devidas proporções e peculiaridades. Nosso Grupo abraçou esta verdadeira e irreversível mudança organizacional, e o resultado nos surpreende a cada dia. Conquistamos inúmeras Certificações de Qualidade e prêmios de reconhecimento nacional e internacional. Hoje estamos a caminho da Certificação Internacional Canadense, a Qmentum.
Considero meu modelo de gestão como…
Empreendedor. Busco junto a toda equipe e setores diversos que compõem o São Cristóvão Saúde conseguir novas formas de melhoria institucional, por meio de reuniões periódicas com gestores clínicos e administrativos, que focam no grau de produtividade das áreas, no comprometimento dos colaboradores, na redução de desperdícios, nas melhorias contínuas, na adequação de nossos processos, em projetos futuros e metas institucionais, tudo sem perder a qualidade da assistência prestada aos nossos beneficiários.
Mais do que gestor, tenho com o Grupo São Cristóvão…
Um envolvimento pessoal. Desde a minha infância vivida nos arredores do hospital até o convívio com meu saudoso pai, precursor e grande inspiração em minha vida. Aliás, juntamente com a minha mãe, eles me passaram muitos exemplos de generosidade, visão ampliada do mundo e consciência cidadã.
Meu pai (Américo Ventura) foi um homem…
Visionário e idealista que construiu e solidificou a instituição que, hoje, dirijo. Os valores deixados por seu legado norteiam a postura e a identidade da instituição.
Meu maior exemplo de liderança é…
Meu ex-chefe: Henry Ford. Com o exemplo dele procuro liderar com autoridade e compaixão, força e suavidade e senso de recompensa.
Estar entre os “100 Mais Influentes da Saúde” é…
Um privilégio. Quero poder ter sempre a disposição de mudar se for preciso, mover-me para frente e para o alto, superando meus limites. Dar um passo adiante e crescer com a minha equipe.
Bate-pronto com Valdir Ventura
Livro de cabeceira: Ave Luz, de João Nunes Maia. O livro nos deixa a sensação de que nos reunimos e conversamos com Jesus sobre os temas de nosso cotidiano. Todas as vezes que leio tenho um encontro diferente com Deus e com a minha espiritualidade.
Filme favorito: “Um domingo qualquer”, com Al Pacino. O filme fala sobre paixão, razão e superação, e dá lições que podem ser ampliadas para outras áreas da vida, como lidar com a vitória e aprender a perder. Sem dúvidas, um grande filme!
Uma viagem inesquecível: Deixo registrada a viagem com toda a família reunida à Disney, em Orlando (EUA), em 2015. Compartilhar a magia daquele lugar com minha esposa, companheira de toda uma vida, filhas, genros e agora netos foi simplesmente incrível!
Hobby favorito: Meus momentos de lazer são dedicados à família. Viagens à praia ou ao campo e almoços com todos reunidos à mesa fazem meus momentos de lazer valer a pena.
*Matéria publicada na 46ª HealthCare Managemente. Clique e confira a edição completa.