Agência USP de Inovação lança edital para concessão de uso de lotes do Supera Parque
A Agência USP de Inovação (AUSPIN) lançou, dia 29 (segunda-feira), o edital para concessão de uso de lotes do Supera Parque de Inovação e Tecnologia. São seis lotes, com tamanhos que variam de 869 metros quadrados a 4.085 metros quadrados, localizados na área da Avenida Virgílio Soeira, destinados para a instalação de empresas inovadoras. O edital ficará aberto por 90 dias, a contar do seu lançamento.
O edital está disponível no site http://www.inovacao.usp.br/editalsuperaparque2020/.
Para a ocupação da área, as empresas devem, necessariamente, ser de base tecnológica. “Para a caracterização como empresa de base tecnológica analisa-se o grau de inovação da empresa, que pode ser atestado por aspectos como histórico de cooperação com universidades, posse de patentes, projetos de pesquisa e desenvolvimento aprovados junto a órgãos de fomento ou aporte de capital de fundos de investimento”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
A concessão será por um período de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 20. “Os lotes não são comercializados, mas passam por uma cessão onerosa. A Universidade de São Paulo, que é a detentora do terreno, faz a concessão de uso mediante ao pagamento mensal de taxas e, em contrapartida, as empresas podem montar suas instalações e ocupar a área”, explica. O valor mínimo mensal por metro quadrado é de R$ 4,00
EXPANSÃO
Essa primeira concessão de lotes integra a fase de expansão do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, juntamente com a urbanização dos lotes e a implantação do Container Park. Ao todo, o complexo contará com 126 lotes com tamanhos que variam de 600 a 4.000m², aproximadamente. As empresas instaladas podem obter redução nas alíquotas de ISS, IPTU, ITBI, taxas municipais e utilização de crédito acumulado de ICMS.
Além disso, a proximidade com a universidade contribui para uma maior interação entre a academia e o meio empresarial, unindo empresas inovadoras a serviços técnicos e tecnológicos de forma articulada e sistêmica.
COVID-19
Durante a cerimônia de lançamento do edital, o Prefeito Duarte Nogueira falou sobre a importância do trabalho do Supera Parque para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na região. O projeto Supera Ação, projeto sem fins lucrativos, é desenvolvido por mais de 100 pesquisadores voluntários ligados à Incubadora de Empresas e realiza a leitura dos resultados dos testes do coronavírus a partir de materiais colhidos pela Secretaria da Saúde do município.
“Recentemente, nós fizemos um trabalho junto com as startups incubadas, provedoras da estrutura do Supera, de testes para o coronavírus. Já são praticamente 7 mil testes realizados, sendo que, aproximadamente, 60,5% deram negativos e 38,8% positivos”, disse.
“O Supera Parque mostra como as universidades estão conseguindo interagir melhor com a sociedade. Por meio da parceria com a iniciativa privada e com o apoio do governo local, estamos conseguimos traduzir o resultado das nossas pesquisas em produtos, dando respostas às necessidades da sociedade. Os frutos serão colhidos em um futuro próximo”, ressaltou Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo (USP).
SUPERA PARQUE
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 62 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 12 empreendimentos no Centro de Negócios.