A UPA Santa Paula, em Ponta Grossa (PR), administrada pelo INDSH, é a primeira da região Sul-Sudeste e a segunda do país a ser reconhecida com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade do país na área da saúde concedida pela Organização Nacional de Acreditação.
O INDSH promove nesta quarta-feira, 24, em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa, evento para marcar a conquista. Será descerrada uma placa nas dependências da UPA, às 9h, com a presença do presidente do INDSH, José Carlos Rizoli, do prefeito Marcelo Rangel, da secretária municipal de Saúde, Ângela Pompeu, e de diretores do instituto que administra a unidade desde setembro de 2014.
A UPA / UPI Santa Paula é uma das duas únicas unidades do país (a outra localiza-se em Fortaleza) e a única da região Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade do país na área da saúde.
“Trata-se de uma conquista importante para a cidade e para os pacientes atendidos, que contarão com serviços de melhor qualidade”, afirmou José Carlos Rizoli.
Números
- Início da gestão da UPA pelo INDSH: setembro/2014.
- Quadro funcional: 130.
- Médicos: 35.
- Apenas 4,61% dos 6.140 hospitais brasileiros possuem algum tipo de Acreditação.
- Para obter a certificação, é preciso passar por quatro etapas de avaliação: diagnóstico, pré-certificação, certificação e homologação
- Para isso, diversas ações de melhoria foram implantadas na Unidade no último ano e os profissionais passaram a adotar protocolos de atendimento utilizados nas melhores instituições de saúde do país e do mundo.