Home / Saúde Online / Unimed Ribeirão Preto: Qualidade e engajamento dos profissionais
business, technology and office concept - smiling business team with laptop computers, documents and coffee having discussion in office

Unimed Ribeirão Preto: Qualidade e engajamento dos profissionais

A Unimed Ribeirão Preto é exemplo de boa gestão em saúde, investimento em tecnologia, cooperativismo médico, engajamento e capacitação profissional. Com uma administração orientada para a segurança do paciente, a instituição realiza investimentos expressivos em tecnologia da informação e em processos capazes de assegurar o cumprimento das normas internas, protocolos e padrões de eficiência.

Diante do objetivo de alcançar a acreditação em padrão internacional, a corporação tem como estratégia de gestão focar na qualidade plena dos serviços. Esse método visa processos seguros e capazes de garantir a segurança do paciente no campo assistencial, certificando-se dos controles necessários para evitar desperdício de recursos humanos e matérias.

“Acreditamos que todos os processos do Hospital Unimed Ribeirão Preto devem ter o paciente como foco principal, com ações não só descritas em manuais de procedimentos, mas praticadas efetivamente no cotidiano da assistência ao cliente. O grande desafio neste campo é a convergência de princípios e convenções em práticas diárias, orientadas para o cuidado, a segurança e a efetividade do tratamento como permanente foco nos resultados”, revela Álvaro Truite, Diretor Presidente da Unimed Ribeirão Preto.

A oferta de serviços fornecida pela entidade, com ética e responsabilidade, é fruto da qualificação profissional e do grau de especialização do corpo clínico e da rede credenciada. Segundo Truite, além de uma equipe de especialistas, a organização dos Comitês Especializados conta com a participação de profissionais de áreas e de formações diferentes, o que auxilia no processo de difusão das informações e da integração das equipes.

 “A definição de uma verba orçamentária própria para treinamentos e reciclagem de pessoal é fundamental. Reuniões periódicas para discussão e aprimoramento dos principais indicadores de gestão, totalmente formalizadas, completam as ações promovidas pela administração para promoção deste engajamento. Cremos que estes sejam os ingredientes fundamentais para a excelência dos serviços”, acrescenta.

A governança tecnológica é outra questão importante da corporação. Por se tratar de um investimento novo e integral, o Hospital Unimed Ribeirão Preto foi concebido com a utilização do que há de mais moderno em equipamentos, sistemas e todos os tipos de automação aplicáveis ao negócio.

Um exemplo dessa inovação é o processo de dispensação individual de medicamentos. Os remédios são separados em unidades codificadas seguras, invioláveis e com código de barras, com tráfego por endereçamento de unidades através de correio pneumático e “triple check” para a correta administração.

Modelo de cooperativismo

O cooperativismo médico brasileiro passa por uma profunda transformação e a Unimed protagoniza estas mudanças. De acordo com Truite, parte desta evolução diz respeito à forma de remuneração e a resolutividade dos atos praticados. “Este desafio é agravado pela predominância de um modelo assistencial focado na medicina curativa, ao invés de preventiva. Na medida em que essa consciência se expandir e que for possível medir com fundamentos éticos o custo-efetividade dos tratamentos, o modelo cooperativista terá potencial para render aos seus adeptos um grande retorno de valorização do cuidado, e não do procedimento, como constatamos em toda medicina atual.”

Para Truite, o sistema cooperativo é uma estrutura que serve como uma das principais alternativas para os que desejam exercer a medicina de forma organizada, bem estruturada e com importante acesso ao mercado suplementar. “Como médico e dirigente cooperativista, continuo crendo que esta forma organizacional ainda representa a alternativa mais ética, justa e promissora para os profissionais que atuam no setor privado”, finaliza o Presidente da Unimed Ribeirão Preto.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …