A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS) realiza, entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, o 18º Congresso UNIDAS – Cenários Atuais da Saúde e Novos Rumos para o Setor, no Royal Palm Plaza, em Campinas, São Paulo. O evento tem como objetivo discutir as principais questões que envolvem o setor de saúde público e privado, trazendo experiências nacionais e internacionais para instigar o debate. São esperados presidentes, dirigentes e executivos de instituições e empresas particulares; representantes de sociedades de classe; acadêmicos e outros interessados em gestão da saúde.
Para o presidente da entidade, Luís Carlos Saraiva Neves, o congresso também é uma oportunidade para gerar novos negócios. “Durante o Congresso, os participantes têm a oportunidade de trocar experiências e conhecer produtos e serviços, já que também promoveremos a Expo UNIDAS, que apresentará soluções tecnológicas e ferramentas de gestão”, comentou.
Entre os pontos altos do primeiro dia de palestras está o talk show: Sustentabilidade – Ações, Estratégias e Desafios da Saúde Suplementar, com a participação da diretora de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, Martha Oliveira. O evento segue falando de tecnologia e inovação a serviço da saúde, com a palestra “Como a Tecnologia da Informação e Comunicação pode Ajudar a Melhorar a Saúde da População” e o painel: “Tecnologias na Saúde Suplementar – Modelos para a Gestão”.
No segundo dia do evento, Jorge Barreto, pesquisador da Fiocruz, participará do Painel: Temas da Atualidade, e abordará o tema: Pagamento por Performance, opção de modalidade para remunerar os prestadores de serviço. Barreto é advogado e pesquisador, especialista em Gestão da Saúde e em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde, e mestre e doutor em Políticas Públicas.
No mesmo dia, Paulo Lotufo, médico, coordenador do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da USP apresentará o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil).