Os apaixonados por moda já têm há tempos anotado na agenda: toda primeira segunda-feira de maio acontece o Oscar da Moda, o Metropolitan Museum of Art Costume Institute Benefit ou, para os mais íntimos, MET Ball. Ano após ano, mudam-se as tendências e permanecem os imortais da moda e seu senso de estilo atemporal. Celebridades, modelos, estilistas e personalidades dos mais diversos segmentos da moda se reúnem no Metropolitam Museum of Art, em Nova York (EUA), para levantar fundos para o Costume Institute, o departamento de moda do museu, famoso nos quatro cantos do mundo.
O evento, criado por Eleanor Lambert em 1948 com o objetivo de incentivar que os milionários de Nova York realizassem grandes doações ao museu, também marca a abertura da exposição anual do Instituto. Inspirado em um ensaio de 1964 da escritora e ativista Susan Sontag, “Camp: Notes On Fashion”, a exibição fica aberta ao público de 09 de maio a 08 de setembro deste ano. Segundo o curador-chefe do Instituto de Moda do MET, Andrew Bolton, cerca de 200 itens de arte e moda que obedecem ao conceito “camp”, inclusive peças de alta-costura de nomes como John Galiano e Alexander McQueen, da corte francesa em Versalhes no século 17 até hoje, serão expostos durante este período.
O conceito não tem significado certo: em seu trabalho, Susan define o “camp” como o “o amor pelo não-natural: do artifício e do exagero” e, ainda hoje, a expressão é usada para tentar definir o amor por tudo aquilo que é extravagante. Mas liberdade de interpretação da temática central não é unicamente poética, e permite, acima de tudo, que o exagero e a expressão tenham sempre lugar garantido na maior noite da moda. A título de regra, nas palavras de Oscar Wild, no que diz respeito aos looks eleitos para o MET, “Deve-se sempre ser um pouco improvável.”
The gala
Fazer parte desta festa não sai exatamente barato; mas é importante lembrar que todo o valor arrecadado é revertido ao fomento da cultura fashionista nova-iorquina, e que você muito provavelmente retocará o batom entre Lady Gaga e Gigi Haddid, o que certamente agrega algum valor ao evento. Em 2018, o convite individual custou U$ 30 mil, e a mesa U$ 275 mil.
Mas desembolsar a quantia apenas não é suficiente. O evento é exclusivo, e os ingressos só estão disponíveis para compra por integrantes da lista de convidados, desenvolvida pela principal anfitriã do evento e diretora-chefe da Vogue U.S.A, Anna Wintour, que precisa aprovar inclusive os convidados daqueles que já passaram por seu crivo e adquiriram uma mesa.
The Pink Carpet
Não existem erros quando se trata do MET Ball. Mas existem aqueles que merecem destaque por acertarem de forma excepcional. Na manutenção da democracia, a Vogue U.S.A criou um hall com todos os modelitos que passaram pelo Red Carpet deste ano.
Na galeria abaixo, deixamos quem realizou as melhores performances e declarações em frente às câmeras. Confira alguns looks imperdíveis do baile: