O mercado de acessórios inteligentes e de roupas produzidas com tecidos e materiais altamente tecnológicos tende a ganhar cada vez mais espaço na vida das pessoas. Conhecida como “tecnologia vestível”, a Wearable Technology está revolucionando o que se entende por vestuário, acessórios e conectividade.
Um conceito que está revolucionando o compartilhamento de informações a partir da conectividade, que pode ser aplicada de diversas formas na infinidade de produtos que fazem parte dos Wearables. Dispositivos que, por exemplo, fazem o rastreamento da localização de profissionais de atendimento e o monitoramento da performance de atletas por meio de roupas inteligentes. Também existem os Smartwatches, que se conectam com o celular.
Essas tecnologias se conectam em rede com outros equipamentos ou diretamente à internet, trafegando dados para softwares que possibilitam o controle de informações a distância e a tomada de decisão em tempo real. Estima-se que, até 2021, este mercado deverá atingir mais de 600 milhões de produtos em nível global. Segmento que já movimenta alguns bilhões de dólares anualmente – patamar que deve crescer a passos largos nos próximos anos.
Sinal importante do potencial e do crescimento deste mercado é o contínuo investimento de empresas como Google, Apple e Samsung nessa tecnologia. Esses dispositivos não atraem apenas os mais ligados em tecnologia, eles atraem o mundo dos negócios uma vez que o volume de informações que os wearables podem coletar é imenso e de grande relevância.
Alguns destes dispositivos, inclusive, já fazem parte da vida de muitos brasileiros, como os relógios inteligentes e os dispositivos para a prática de esportes e para a melhoria da qualidade de vida. Mas o futuro reserva muito mais possibilidades, num segmento em que o céu é o limite. Confira a seguir alguns exemplos destes dispositivos.
Pilot
Fone de ouvido que traduz uma conversa quase que instantaneamente em mais de dez idiomas.
UV Patch
Adesivo que avisa o usuário sobre a exposição solar
K’Watch
Relógio que mede os níveis de glicose sem a necessidade de uma amostra de sangue.
Travelmate Robotics
Mala de viagem completamente autônoma que segue o dono, usa um sistema de biometria para a abertura, tem bluetooth, USB e um sistema de GPS.
Levi’s Commuter X Jacquard by Google
Jaqueta interativa que tem um conector bluetooth na manga pareado ao celular. Basta um simples toque para acessar apps, ajustar o volume de músicas ou atender ligações.
Cute Circuit – The Hug Shirt
Camisa capaz de gravar e reproduzir abraços à distância.
Tambour Horizon
Smartwatch que vem conectado ao sistema operacional Android.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 68 da revista Quem Realiza.