O aplicativo ProstateCheck promove prevenção individualizada do câncer de próstata abre novas possibilidades e ajuda a evitar exames desnecessários ao ampliar o intervalo entre check-ups de um ano para sete anos em 75% dos homens. A ferramenta cria uma análise de risco em segundos e, assim, permite que os clínicos gerais, especialistas e indivíduos obtenham uma análise rápida e confiável.
“O objetivo do aplicativo ProstateCheck é lembrar os homens sobre o exame precoce de câncer de próstata”, explicou o Prof. Dr. Franz Recker, presidente da Swiss Prostate Cancer Research Foundation e chefe de urologia do Hospital Cantonal de Aarau. “Ao mesmo tempo, é importante não examinar todo mundo anualmente, e sim focar nos pacientes de risco.” O ProstateCheck, desenvolvido por Recker em parceria com Maciej Kwiatkowski, evita exames desnecessários, pois nem todos os tumores detectados de maneira precoce precisam ser tratados. De 30% a 40% dos homens terão células tumorais na próstata em algum momento, sem que seja necessário um tratamento. No entanto, diariamente 6.000 homens do mundo todo desenvolvem um tumor maligno na próstata. Normalmente, esse tumor é detectado em estágio avançado, o que faz com que as taxas de sucesso do tratamento diminuam drasticamente.
O aplicativo baseia-se no estudo de longo prazo mais abrangente de exames de câncer de próstata da região alemã e calcula a probabilidade de câncer de próstata com base nos dados médicos e individuais recebidos pelo usuário durante um check-up comum. Além disso, outras informações necessárias, como o nível de PSA e a idade do usuário, informações sobre o histórico familiar de câncer de próstata, os resultados do exame de toque e o volume da próstata aumentam a precisão do prognóstico do ProstateCheck. Com base nas informações dos usuários, o aplicativo utiliza algoritmos especialmente desenvolvidos para calcular a probabilidade de um tumor maligno. Além disso, a probabilidade de que o usuário desenvolva câncer de próstata nos próximos quatro, oito e doze anos também é calculada. O aplicativo pode ampliar o intervalo entre exames para até sete anos. A redução da frequência de exames de próstata servirá para aumentar a eficiência dos processos de exames médicos, reduzir o número de diagnósticos desnecessários e diminuir consideravelmente os custos arcados pelo sistema de saúde.
O aplicativo ProstateCheck está disponível para download, a partir de 2 euros, na Apple App Store e na Google Play Store para dispositivos Android. O aplicativo está disponível em inglês, alemão, híndi, chinês, árabe e espanhol. Para os jornalistas, o aplicativo vem com um código gratuito. Para testar o aplicativo, digite o nome de usuário e a senha proporcionados a seguir no campo “Código”.