Cientistas suecos apresentaram à imprensa mundial um capacete capaz de determinar rapidamente hemorragias ou coágulos no cérebro. Segundo os estudiosos, o objeto acelera o diagnóstico de derrame e aumenta as chances de recuperação do paciente. A revista especializada Transactions on Biomedical Engineering publicou detalhes da pesquisa.
Os pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, Academia Sahlgrenska e Hospital Universitário Sahlgrenska realizaram testes iniciais que foram bem sucedidos em 45 pacientes. De acordo com os criadores, o aparelho funciona lançando microondas similares às liberadas por fornos e aparelhos celulares, porém muito fracas e capazes de elaborar uma imagem sobre a situação do cérebro do paciente.
A expectativa é disponibilizar o aparelho para equipes de socorro em ambulâncias, mas antes o dispositivo precisará passar por mais testes e algumas melhorias. Mesmo com a rapidez do aparelho, existirá a necessidade de outros exames para o diagnóstico de um possível derrame.