O sistema ConecteW, desenvolvido pela Wareline, conquistou recentemente a Certificação SBIS-CFM Edição 2016 nas categorias Assistencial e NGS2. O software é o quinto a receber o selo da edição 2016, junto com Tasy, Delphi e Java e WinHosp.Net, nas versões Web e Cliente-Servidor, da Input.
Em 2002, a SBIS e o Conselho Federal de Medicina firmaram um convênio de cooperação técnica-científica para a definição do que é um Eletrônico do Paciente/Registro Eletrônico em Saúde (PEP/RES) no Brasil e quais os requisitos mínimos e obrigatórios para esse tipo de sistema. O grande motivador para isso foi a percepção de que a informação sobre a saúde dos pacientes não estava sendo armazenada de forma segura.
O Processo de Certificação SBIS-CFM destina-se, genericamente, a Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES). A definição do que é um S-RES é bastante ampla e abrange qualquer sistema de informação que capture, armazene, apresente, transmita ou imprima informação identificada em saúde.
Dessa forma, a Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) é um processo de auditoria em sistemas informatizados que armazenam informação identificada de saúde. Essa auditoria verifica se o sistema atende a 100% dos requisitos obrigatórios definidos no Manual da Certificação.
Para a definição dos requisitos, a SBIS realizou uma extensa revisão das experiências e projetos similares, bem como utilizou diversas normas e padrões nacionais e internacionais, de forma a garantir um alinhamento com as tendências e ainda plena adesão com a legislação nacional. Os fundamentos da maior parte dos requisitos são normas ISO internacionais.
Fonte: Sbis