A Siemens Healthcare disponibiliza ao mercado soluções com excelência clínica e operacional a fim de diagnosticar doenças e tratar pacientes por meio de terapias menos invasivas e custosas. A companhia é a única empresa brasileira no segmento a possuir soluções de diagnóstico in vitro e in vivo. Isso assegura uma combinação das análises realizadas nos dois segmentos, o que oferece para médicos e pacientes um diagnóstico muito mais preciso e confiável.
Em 8 de abril, Dia Mundial de Luta contra o Câncer, a companhia reforça a importância da discussão sobre o tema, com o intuito de amplificar a mensagem sobre a prevenção do câncer, terceira doença com a maior taxa de incidência e mortalidade no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.A cada ano, o câncer provoca cerca de oito milhões de mortes em todo o mundo. Um terço delas poderia de alguma forma ser evitada com uma maior mobilização para a prevenção, detecção precoce e acessibilidade a tratamentos adequados, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, a doença é a segunda mais incidente, perdendo apenas para problemas relacionados ao coração. Em 2014, foram estimados cerca de 70 mil novos casos de câncer entre homens e 81 mil casos entre mulheres de acordo com o Inca.
A Siemens fornece soluções voltadas ao estudo e tratamento da oncologia que contribuem para melhorias na detecção, diagnóstico, monitoramento e tratamento dos pacientes.
Tecnologias Siemens
O ensaio HER-2/neu, por exemplo, é um biomarcador voltado ao tratamento do câncer de mama metastático que fornece informações por meio de exames sanguíneos que coletam dados durante os estágios da doença. Com a leitura do avanço ou regressão da doença, o HER-2/neu torna-se fundamental para a criação de tratamentos mais específicos e assertivos para o combate do câncer de mama.
Ainda no âmbito de análise clínica, o teste de antígeno prostático específico (PSA), é um marcador utilizado entre profissionais de medicina para auxiliar na detecção, monitoramento e tratamento do câncer de próstata. Diferentes tipos de testes de PSA podem ser utilizados para orientar a tomada de decisões referentes ao tratamento mais adequado de acordo com as possíveis modificações da doença e quadro clínico.
O Biograph mCT Flow, tomografia por emissão de pósitrons, popularmente conhecida como PET/CT (Positron Emission Tomography and Computed Tomography), utiliza técnica onde marcadores radioativos são injetados no paciente para que sejam detectados processos químicos nos tecidos do corpo humano. Essa tecnologia permite que a tomografia e o PET Scan atuem de forma combinada, registrando assim imagens anatômicas e atividades metabólicas das células em um único exame. É o primeiro equipamento no mundo a realizar o exame com movimentação continua da mesa do paciente, tornando o equipamento capaz de detectar lesões na ordem de 2mm.
A linha MAGNETOM RT Pro Edition – disponível para os equipamentos de ressonância magnética MAGNETOM Aera e MAGNETOM Skyra – oferece tecnologias especialmente desenvolvidas para atender pacientes que receberam tratamentos radioterápicos. Com um conjunto de acessórios totalmente adaptáveis as mais diversas necessidades clínicas de RT (radiotherapy treatment), o MAGNETOM RT Pro Edition oferece grande poder de precisão para a obtenção de imagens mais nítidas em tecidos moles. Seu uso é de fundamental importância principalmente para radiocirurgia cerebral, lesões localizadas na coluna e câncer de fígado, onde existe maior necessidade de detectar a extensão exata de tumores.
O SOMATOM Definition AS Open RT Pro Edition, tomografia computadorizada especialmente desenvolvida para pacientes que necessitem de tratamento contra o câncer que utilizaram radioterapia. A tecnologia empregada nessa solução oferece alta qualidade de imagem em lesões cada vez menores, contribuindo com todo o processo de diagnóstico, planejamento radioterápico e tratamento da doença do câncer. Outro diferencial é a otimização de doses de radiação, além de ferramentas para possibilitam o aumento do campo de visão para até 80cm e ainda o gerenciamento avançado de lesões em movimentos, podendo oferecer imagens com tecnologia 4D, que são utilizadas para tratamentos de câncer de pulmão, nos quais as imagens devem ser ainda mais precisas.