O projeto Concerto nas Igrejas, realizado pelo Sesc Ribeirão em parceria com os músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto – OSRP, presta homenagem à obra de Johann Sebastian Bach, no dia 28 de Agosto, quarta-feira, às 20 horas, em concerto que será realizado na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto.
No programa do concerto estão as obras do compositor alemão Concerto em Lá Menor para Violino, Concerto em Ré Menor para Violino e Oboé e Cantata BWM 80 “Ein fest burg ist unser gott” (Castelo forte é nosso Deus).
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) é um dos maiores compositores de todos os tempos e um dos mais interpretados e gravados. A sua extensa obra é catalogada com a abreviatura BWV (Bach-Werke-Verzeichnis), cuja sequência corresponde aos diferentes gêneros musicais. O compositor deixou um grande legado cultural com mais de 1.100 composições, entre peças, oratórios, concertos, tocatas, cantatas, paixões, todas em sua maioria músicas sacras.
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) foi fundada em 1921. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938, funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, como o Concerto nas Igrejas, promovido em parceria com o Sesc Ribeirão.
Em 2019, A OSRP tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano. Em sua trajetória, já são mais de 1.550 concertos oficiais realizados em séries como “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude Tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos e didáticos dirigidos especialmente a crianças e jovens.
O projeto Concerto nas Igrejas promove uma série de concertos em parceria com os músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto – OSRP. O objetivo é levar a obra de diferentes compositores clássicos às igrejas da cidade, democratizando o acesso à música erudita.
Concerto nas Igrejas
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta obras de J.S. Bach
Dia 28, quarta-feira, às 20h.
Catedral Metropolitana de Ribeirão Pedro (Rua Florêncio de Abreu, S/N). Acesso livre.
Livre
Grátis