Renomados engenheiros nacionais e internacionais participarão do seminário Projeto, Construção, Sistemas Construtivos e Manutenção de Obras de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, promovido durante a Brazil Road Expo 2014, a ser realizada de 9 a 11 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Um dos temas abordados no evento será o relato de casos concretos do uso da solução BIM (Building Information Modelling) em obras de infraestrutura.
Organizado pela Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto em parceria com o Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto, o seminário contará com a participação de destacados nomes da engenharia nacional, como o professor Enio Panzini, da Universidade Federal de Goiás, o professor Fernando Rebouças Stucchi, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o professor Alfredo Neto da FUSP – Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, Julio Timerman, vice-presidente do Ibracon, e Gustavo Rovaris, engenheiro da Cassol Pré-fabricados.
O evento contará ainda com palestras proferidas pelo professor Hugo Corres Peiretti, catedrático de estruturas da Universidade Politécnica de Madri, e reconhecido internacionalmente por sua atuação como projetistas de estruturas de obras em diversos países, inclusive no Brasil.
Os temas que serão debatidos são: ampliação da capacidade de estruturas existentes, viadutos metroviários, monitoramento estrutural, durabilidade de estruturas de concreto para infraestrutura viária, tipologia e sistemas construtivos para aplicação de pontes, aplicação de megavigas pré-fabricadas em acessos viários e o relato de casos reais da aplicação da ferramenta BIM (Building Information Modelling) em obras de infraestrutura. Nesse último caso, o palestrante será o engenheiro Júlio Calsinski, diretor da Nemetscheck.
De acordo com Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, diretora de cursos do Ibracon e coordenadora técnica do seminário, a intenção foi reunir renomados profissionais com atuação tanto no contexto prático, ou seja, em projeto ou execução de obras, como no meio acadêmico e institucional. “Nosso objetivo é levar aos participantes soluções para novos projetos e, também, maneiras de avaliar estruturas existentes, de forma a estabelecer medidas preventivas e corretivas, assim como a possibilidade de serem aproveitadas sem a necessidade de serem substituídas, tema totalmente correlacionado com a otimização de recursos e a sustentabilidade”, diz Íria.
A presidente executiva da Abcic avalia, ainda, que as necessidades em rodovias, ferrovias e metrô no Brasil, independentemente dos eventos esportivos, se amplia a cada dia pelo crescimento das grandes cidades, pela necessidade do escoamento da produção agrícola, entre outros fatores. De acordo com dados da Pesquisa Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2018, encomendado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, os aportes financeiros estimados para o período são da ordem de R$ 1,19 trilhão e o segmento da economia que responde pela maior fatia desse investimento é justamente o de transportes, com R$ 369,6 bilhões. Os modais que concentram os maiores montantes são as ferrovias, com 34,5%, os portos e hidrovias, com 25,3% e as rodovias, com 14,3%.
O seminário Projeto, Construção, Sistemas Construtivos e Manutenção de Obras de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana conta com patrocínio da Cassol Pré-fabricados e com o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, do CB18/ABNT – Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados, e da Sobratema.
A programação completa e as inscrições para o seminário da Abcic e do Ibracon podem ser feitas por meio do website: http://www.brazilroadexpo.com.br/br/interno/720-09042014diainteirosala9pontes