O Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, acaba de ser eleito para o ranking Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2016, realizado anualmente pela consultoria AméricaEconomía Intelligence. Esta é a sétima vez que a unidade – gerida pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo – faz parte da seleção que, este ano, engloba ainda outras 43 instituições de saúde de 11 países, entre eles, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Ao todo, participaram da criteriosa avaliação 200 instituições latinoamericanas.
Para concorrer ao ranking, podem se candidatar hospitais e clínicas de alta complexidade da América Latina, sejam públicas, privadas ou universitárias, que prestem serviços de assistência oferecendo diversos tipos de especialidades médicas. As unidades devem, obrigatoriamente, já ter o reconhecimento do Ministério da Saúde do país de origem, além de apresentarem documentação, dados e resultados da gestão.
Entre os indicadores avaliados, destacam-se ações preventivas e processos para a segurança do paciente, que minimizem riscos dentro do hospital; a transparência das informações; a análise sobre a administração de pessoal (equipe profissional, como médicos e enfermeiros); a capacidade da unidade em relação a despesas, número de leitos, especialidades médicas, exames laboratoriais e cirurgias. Também são consideradas a capacidade na área de gestão do conhecimento, resultados de pesquisas de opinião, certificações e a eficiência financeira da organização, em relação a taxas de ocupação, comprovando os mecanismos de gestão e de qualidade adotados.
A iniciativa da AméricaEconomía Intelligence visa incentivar as práticas e atividades das instituições, para entender e melhorar o atendimento ao paciente, bem como proporcionar a saúde preventiva e gerar novos conhecimentos, transformando o hospital em um espaço de socialização e de diálogo.
No Brasil, além do São Vicente de Paulo (26ª colocação), outros sete hospitais privados e públicos também compõem a listagem dos melhores da América Latina: Hospital Israelita Albert Einstein (1º lugar), Hospital Samaritano (3ª colocação), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (15º), Hospital Infantil Sabará (27ª), Hospital Edmundo Vasconcelos (30ª) e Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch M´Boi Mirim (43º lugar), todos de São Paulo. Além das seis instituições paulistas, o Moinhos de Vento, de Porto Alegre, garantiu o 18º lugar.