Home / Health ARQ / Arquitetura / Salvador recebe o VII CBDEH entre os dias 28 e 30 de setembro

Salvador recebe o VII CBDEH entre os dias 28 e 30 de setembro

O VII Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (CBDEH) será realizado em Salvador, Bahia, entre os dias 28 e 30 de setembro. O tema escolhido para a edição deste ano foi “Ambientes de saúde: caminhos para a criatividade e inovação”. Isso porque o Sistema de Saúde do Brasil, que é constituído por diversos modelos de financiamento, gerenciamento e operação, vive sob contínuos desafios e questionamentos, que se refletem na busca pela maior humanização dos seus ambientes.

“Para os idealizadores da infraestrutura de saúde, apenas a criatividade e inovação permitirão estabelecer novos patamares de qualidade dos seus serviços. Vamos realizar debates sobre os caminhos que podem levar à adoção permanente de uma mentalidade disposta a encarar estes desafios de forma construtiva e centrada no bem-estar da população”, adianta Doris Vilas-Boas, Presidente Executiva do VII CBDEH.

Um coquetel de abertura a ser realizado na quarta-feira (28/09) à noite, dará por iniciados os trabalhos do VII CBDEH. A abertura do Congresso será com o presidente do CAU, Haroldo Pinheiro, com uma homenagem a Lelé Figueiras. Haroldo trabalhou com Lelé em projetos de hospitais.

Para os dias que seguem, alguns painéis já estão definidos para o evento, como o “Novas Ferramentas para Coordenação de Projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde”. Com duração prevista para 3 horas e 30 minutos, terá na mesa o arquiteto Marcos O. Costa e as arquitetas Paula Fiorentini e Miriam Addor.

Com a mesma duração prevista, o painel “Hospital Virtual e Tendências Tecnológicas na Saúde” deve receber os engenheiros Guilherme Xavier e Ana Cláudia Rubi Castro, além do médico Chao Lung Wen.

Um terceiro painel, sobre “Perfil dos novos hospitais” também já está confirmado e contará com as presenças dos arquitetos Flávio Kelner e Siegbert Zanettini e também do engenheiro Antônio Carlos Cascão, Gerente de engenharia do Hospital Sírio-Libanês.

Já para falar sobre “Sustentabilidade na arquitetura hospitalar”, estão confirmadas as presenças do engenheiro Miguel Aloysio Sattler e dos arquitetos Arthur Brito e Vera Lucia Mascarello. Além dos painéis, haverá também momentos para comunicação de Trabalhos Científicos.

Alguns dos palestrantes internacionais que participarão de conferências no CBDEH de Salvador também já estão confirmados. Entre eles está a arquiteta argentina Liliana Font, que possui mais de 40 anos de atuação destacada na área da saúde, até de ter sido a primeira mulher a se tornar Presidente da Federação Internacional de Engenharia Hospitalar – IFHE, entidade que congrega associações de mais de quarenta países.

O nome do engenheiro holandês Douwe Kiestra também já está confirmado. Kiestra é Diretor Comercial da Worksphere, uma empresa do Grupo Strukton, com forte atuação em diversas áreas, incluindo a infraestrutura da saúde. Presidente da Associação Holandesa para Profissionais Técnicos no Setor da Saúde (NVTG) e vice-presidente da Federação Internacional de Engenharia Hospitalar (IFHE), assumiu a presidência da Federação em abril de 2016, durante o congresso que será realizado pela IFHE na cidade de Haia – Holanda.

O arquiteto norte-americano David Allison também já é nome certo para o VII CBDEH. Professor e diretor do programa de pós-graduação em Arquitetura e Saúde da Universidade Clemsom, da Carolina do Sul. Suas pesquisas envolvem a relação do espaço construído e o cuidado em saúde. É um dos fundadores do Colégio Americano de Arquitetura para Saúde, vinculado ao Instituto Americano de Arquitetos (AIA). Além disso, é considerado um dos 20 profissionais mais influentes pela revista Healthcare Design Magazine e um dos 30 docentes mais admirados dos EUA pela revista Design Educators em 2014.

Durante os dias do congresso, uma exposição em homenagem a Jarbas Karman também estará sendo realizada no local, mas a grande novidade deste ano são os cursos pré-Congresso, que acontecerão no dia 28 de setembro nos períodos da manhã e da tarde. Os interessados em aprender mais sobre a metodologia de adoção da tecnologia Bin nos escritórios de arquitetura poderão ouvir Marcos O. Costa. E quem quiser conhecer melhor as plataformas do LEED podem se inscrever no curso de Tatiana Mendonça.

Visita Técnica

As tradicionais visitas técnicas realizadas aos hospitais locais da cidade em que o congresso acontece também estão na programação do VII CBDEH. Previstas para acontecerem na quarta-feira durante o dia, os participantes poderão optar entre o Hospital do Subúrbio, Hospital Sarah Kubitschek, Hospital Aristides Maltez, Hospital da Bahia e a Nova Maternidade do Hospital Português.

Inscrições

As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento.

Outras propostas

Como o congresso acontecerá em uma cidade turística, e talvez uma das mais bonitas do País – Salvador- , a organização do congresso, em parceria com agências de turismo locais, está preparando algumas opções de lazer para os visitantes durante o período do VII CBDEH.

“Para o dia 29 estamos preparando um jantar de adesão em um restaurante com vista para a Baia de Todos os Santos. E para o fim de semana as agências criaram roteiros de passeios na cidade, para o centro histórico e também para praias próximas”, conta a Presidente do VII CBDEH.

As opções podem ser consultadas através do site oficial do congresso.

Sobre

Veja também

Secretário da Saúde de Tocantins faz visita técnica para avaliar reformas nas unidades hospitalares

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, percorreu as unidades hospitalares do Estado para …