De acordo com o IBGE, mais de 40% dos idosos já perderam os dentes. A falta de cuidados pode trazer inúmeros problemas bucais, que se agravam, devido à idade avançada. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, esse número é ainda mais alarmante.
A perda dentária é apontada como a segunda principal questão relacionada ao envelhecimento que afeta a vida dos brasileiros, atrás apenas das dores no corpo, de acordo com a pesquisa.
Entretanto, como sabemos que a saúde começa pela boca, com os cuidados adequados é possível prevenir as doenças periodontais, que são mais frequentes em pacientes idosos. Por isso, mesmo que não tenham todos os dentes ou até nenhum dente, é essencial a visita regular ao dentista, uma vez que a saúde oral é de grande importância para o bem estar geral do paciente idoso explica o dentista André Alvim.
A gengivite é um problema recorrente, que prejudica pessoas de todas as faixas etárias. Para quem já passou dos 40 anos, no entanto, a gengivite pode se tornar uma questão mais grave por diversos fatores, como má higiene bucal, estresse, má alimentação, fumo e alguns remédios que podem influenciar no quadro. Portanto, é essencial ter alguns hábitos saudáveis, como utilizar fio dental todos os dias, fazer limpeza dentária no consultório pelo menos duas vezes ao ano e escovar corretamente os dentes, no mínimo três vezes ao dia.
Mesmo aqueles idosos que já perderam os dentes naturais e usam próteses dentárias podem ter problemas de saúde bucal. Muitas pessoas têm dúvidas quanto à higienização correta da prótese, mas não há segredo algum para a realização do procedimento. Basta ter paciência e seguir os seguintes passos: primeiramente, enxágue a prótese para eliminar todos os resíduos de comida. Depois, escove o item com a ajuda de um sabonete neutro. Dê preferência à escova com cerdas macias. Termine escovando sua língua, além do céu da boca com uma pasta dental de sua escolha.
Hoje, com os avanços tecnológicos, os consultórios equipados com scanner intra-oral e que oferecem aos seus pacientes tratamentos 100% digitais, são os mais indicados para pacientes idosos, uma vez que as técnicas de moldagem, colocação de próteses e implantes, que antes eram procedimentos complexos e de muito incômodo para o paciente idoso, se tornaram simplificados e, indiscutivelmente, muito mais confortáveis explica o Dentista Dr. André Alvim, sem falar na economia de tempo do paciente e na alta qualidade dos trabalhos realizados. Como vimos os cuidados com os dentes na terceira idade são essenciais. Zelar pelo nosso sorriso é um hábito que devemos levar para a vida toda.