Home / Saúde Online / Robôs são melhores em cortes cirúrgicos do que humanos, diz pesquisa

Robôs são melhores em cortes cirúrgicos do que humanos, diz pesquisa

Os cirurgiões humanos são alguns dos indivíduos mais qualificados e precisos do planeta, mas nenhuma quantidade de treinamento e experiência pode torná-los melhores em cortar carne humana do que os robôs.

Conforme relata o BGR, um estudo realizado com o objetivo de comparar a firmeza da mão de um cirurgião humano contra de um robô STAR (Smart Tissue Autonomous Robot) revelou que o robô é mais preciso, o que significa que os pacientes estão mais seguros.

Durante o teste foi usado carne de porco, incluindo pele, músculos e gordura, sendo que os cortes feitos pelos médicos e robôs foram julgados com base na precisão e na quantidade de danos causados ao redor da incisão.

O sistema STAR não só produziu cortes mais precisos em termos de comprimento, mas também estavam mais próximos da linha “perfeita” e a incisão causou menos danos à carne. A expectativa é de que o robô comece a ser usado em algumas cirurgias para que se torne cada vez mais autônomo.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …