Prioridade será para imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais
O Rio de Janeiro vai receber, nesta quinta-feira (16), mais 1 milhão de doses de vacinas contra a febre amarela. O quantitativo será entregue à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), que fará a distribuição para os municípios.
Segundo a secretaria, neste primeiro momento, a prevenção está focada em 47 municípios estratégicos. A prioridade será para imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais. Os demais municípios serão imunizados, de forma gradativa, até o fim deste ano. Para as ações, o Ministério da Saúde vai encaminhar as doses da vacina conforme solicitação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos.
No total, 14,95 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (6,5 milhões), São Paulo (3,25 milhões), Espírito Santo (3,25 milhões), Rio de Janeiro (1,05 milhão) e Bahia (900 mil). O quantitativo é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados.