A Unidade de Nefrologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas em São Paulo ficará mais colorida a partir de hoje (17), devido à reprodução de 30 obras do pintor Gustavo Rosa, falecido em 2013, nas paredes dos quartos e corredores do Departamento de Hemodiálise. A ideia da instituição é usar a arte como instrumento de humanização, em benefício do tratamento dos pacientes.
As expectativas da médica responsável pelo departamento, Andreia Watanabe, são as melhores possíveis. “A iniciativa de colorir o ambiente, trazer a arte e aplicá-la no espaço em que são realizadas as sessões de hemodiálise tornará o ambiente mais alegre e confortável, ampliando os horizontes pessoais e trazendo leveza, sorrisos e bem-estar à jornada dos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores.”
Mensalmente, o departamento realiza cerca de 400 sessões de hemodiálise. O projeto denominado “Bolsa Alegria” é resultado de uma parceria com o Instituto Gustavo Rosa, inaugurado em junho para preservar e divulgar a obra do artista.
“Conhecedores de projetos bem-sucedidos dessa natureza, adaptamos o projeto de pesquisa elaborado pelo Chelsea and Westminster Hospital Arts, que constatou os benefícios da aplicação das artes visuais e performáticas nos cuidados com a saúde, reduzindo estresses e melhorando, significativamente, as condições físicas e psicológicas das equipes médicas e de enfermagem, pacientes e familiares, com redução, na ponta final, dos custos com os tratamentos”, destaca Roberto Rosa, irmão do pintor.