Ribeirão Preto é conhecida como a capital nacional do agronegócio. Título que se deve principalmente ao potencial da região e também à competência e dedicação de profissionais e empresários locais responsáveis por transformar o agribusiness na locomotiva do desenvolvimento regional. E também nacional: “O Brasil tem um futuro extraordinário na área agrícola”, diz o empresário Maurílio Biagi Filho, chairman do LIDE Ribeirão Preto.
Seu vínculo com a agricultura vem de berço. Estudou em uma pequena escola rural na fazenda onde morava – Fazenda Santa Elisa. Antes mesmo de concluir seu curso superior em administração, já havia iniciado sua carreira como estagiário na Usina Santa Elisa, em que passou por vários cargos até assumir o controle da companhia após o falecimento de seu pai, em 1978. A gestão de Maurílio à frente da usina chegou a alçar a usina à liderança no ranking de moagem de cana-de-açúcar no setor. Também foi protagonista da implantação do programa Proálcool no Brasil, há mais de 40 anos.
Em 2002, após desligar-se da empresa, fundou o Grupo Maubisa, que administra diferentes negócios da família. Liderou outros empreendimentos, como Refrescos Ipiranga (Coca-cola), Zanini Equipamentos Pesados, Renk-Zanini, AKZ Turbinas, Usina MB, Sermatec e CEVASA – Companhia Energética Vale do Sapucaí.
Além de suas atividades como empresário e executivo, Maurilio tem trajetória destacada na elaboração de políticas públicas através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República – CDES, além de participação como conselheiro em importantes instituições, como ABDIB (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base); AMCHAM (Câmara Americana de Comércio), UNICA (União da Indústria de Cana- de- açúcar); COSEMA-FIESP (Conselho Superior de Meio Ambiente), COSAG-FIESP (Conselho Superior do Agronegócio), CONSURES-FIEMG (Conselho de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e CEAL (Conselho Empresarial da América Latina). Também já foi presidente do Comitê de Agroenergia e de Biocombustíveis da Sociedade Rural Brasileira e da Agrishow.
Ribeirão-pretano de nascença, Maurílio Biagi Filho é um apaixonado por sua terra natal. “É uma cidade pujante, de gente trabalhadora e qualificada, bons profissionais liberais e empresários, estrategicamente localizada no mais importante estado da federação e, principalmente, uma região equilibrada no que diz respeito à indústria, comércio, serviços, agricultura e pecuária.”
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 68 da revista Quem Realiza.