Projete realiza curso de empregabilidade para ex-alunos fora do mercado de trabalho
Desde o dia 08/06, o Projete realiza, de forma online e gratuita, um curso sobre empregabilidade direcionado a ex-alunos do trabalho social que completaram o ensino médio e não se encontram nem no mercado de trabalho, nem em faculdades e cursos superiores.
Com duas semanas de duração, as aulas serão realizadas via Whatsapp e Google classroom, respeitando o isolamento social provocado pela Covid-19, e abordarão temas do mercado de trabalho, além de simulação de entrevistas e dicas sobre como os jovens podem montar e dar destaque ao próprio currículo.
A ideia do curso surgiu após uma pesquisa realizada com 167 alunos que já se formaram, mostrando que de 64 jovens desempregados, 18 deles, na faixa etária de 17 a 23 anos, também não deram continuidade nos estudos.
Sendo assim, o curso exclusivo tem como objetivo auxiliá-los para que possam se recolocar diante dos objetivos traçados em meio à crise pandêmica.
“A preocupação com o aumento do desemprego no país nos alertou para fazermos a pesquisa com os ex-alunos. Quando nos deparamos com o cenário de jovens desempregados, pensamos em fazer algo de muito valor e rápido”, explica o consultor do Projete, Fabiano Gonçalves.
“Elaboramos um curso para ajudá-los a preparar o currículo, a conquistar um perfil campeão no LinkedIn – maior rede social de perfis profissionais do mundo-, aplicativos de vagas de emprego e o principal, como se preparar para uma entrevista de emprego. Os jovens passarão por simulações de entrevistas que serão realizadas pelos voluntários das empresas parceiras do Projete. É uma forma de levar uma preparação consistente e de muito valor em um momento tão crítico como o que estamos passando.”
Motivados a proporcionar uma transformação no destino acadêmico e profissional dos jovens, o Projete há 7 anos desenvolve um trabalho socioeducativo com enfoque em educação financeira, empregabilidade, empreendedorismo e cidadania para os jovens do ensino médio de escolas públicas.
Com o intuito de propagar bons valores como respeito, comprometimento, solidariedade entre outros, o trabalho do Projete não termina com o certificado de conclusão, e segue cuidando dos jovens para que eles se estabeleçam de forma que possam proporcionar a si mesmos e à sociedade um futuro melhor.
“Esse contato e troca entre voluntários altamente qualificados com os jovens é que leva tanto valor para a comunidade. Quem ajuda aprende muito e ainda contribui para melhorar a situação de outras pessoas. Isso dá sentido ao trabalho e é um valor que somente as empresas parceiras do Projete podem oferecer aos seus colaboradores” conclui.