Acordo propicia troca de experiências na assistência, ensino e pesquisa. Gestor também falou sobre novo plano de cargos da empresa
Durante visita ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, anunciou duas grandes novidades para as unidades filiadas à estatal e que têm impacto nos serviços oferecidos: uma parceria com hospitais universitários da França e a criação de um novo plano de cargos, carreiras e salários para os funcionários.
Sobre o acordo internacional, o presidente explicou que as conversas iniciaram no segundo semestre de 2016, com os hospitais e o Ministério da Saúde francês, para efetivar a parceria, que proporcionará troca de conhecimento entre os dois países, nas áreas de ensino, pesquisa e assistência à população.
“Estamos indo em abril assinar o convênio, que é muito importante para a nossa rede de hospitais, pois poderemos fazer com que nossos empregados tenham contato com um novo sistema hospitalar. Isso possibilita que pesquisas sejam feitas em conjunto e que os dois países possam compartilhar conhecimento em áreas específicas nas quais tenham expertise”, analisou Kleber Morais, que viaja em abril para a França para assinar o acordo.
Ainda durante a visita, que contou com a presença do vice-presidente da estatal, Laedson Bezerra, do superintendente do hospital, José Miguel Parente, do reitor da UFPI, José Arimateia, e de superintendentes de quatro hospitais filiados: Mônica Paulino (HUJB/UFCG); Joyce Lages (HU-UFMA); Paulo Amorim (CHU-UFPA); e Ângela Silva (HU-UFS), foi realizada uma reunião com os funcionários do HU-UFPI. O presidente da Ebserh disse que está em estudo na sede da empresa um novo plano de cargos, carreiras e salários da estatal.
“É um desejo dos nossos quase 24 mil empregados. Achamos importante que os funcionários vejam uma projeção para seu futuro, em função do seu desempenho dentro das instituições. É uma situação que vai contemplar o funcionário e também os gestores, que desejam dar incentivos aos profissionais”, afirmou.
Números
O HU-UFPI é filial da Ebserh desde 2013. Em 2016, foram feitas quase 82 mil consultas ambulatoriais em 105 especialidades, um aumento de 5,63% em relação ao ano anterior. Já o número de internações teve um crescimento de 29,06% em relação a 2015, sendo mais de 4 mil internações realizadas em 2016. A quantidade de cirurgias, quase 5 mil em 2016, teve um aumento de 78,29% em relação ao ano anterior.