Empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão na maior feira do mundo do setor odontológico, a IDS (International Dental Show), que acontece de 21 a 25 de março de 2017, em Colônia, na Alemanha. A IDS, feira bianual, desempenha papel de sucesso na apresentação de novas tecnologias e inovação relacionada ao setor odontológico mundial.
Em 2015, a feira recebeu 2.200 expositores de produtos e artigos odontológicos vindos de 56 países. Com 150 mil metros quadrados de exposição e 70% de público internacional, o número de visitantes bateu recorde e atingiu a marca de 138 mil pessoas de 151 países. No pavilhão brasileiro, organizado pela ABIMO e pela Apex-Brasil, as 25 empresas expositoras, reunidas em 333 metros quadrados, fizeram mais de 1.600 contatos, que contabilizaram US$ 1.220.800 em negócios no decorrer da feira. Durante o ano subsequente, foram mais de US$ 3,5 milhões de transações comerciais decorrentes da participação no evento. “A última edição bateu o recorde em negócios de todas as edições que participamos, por isso estamos com expectativas rentáveis para o próximo ano”, ressalta Laísa França, coordenadora de promoção comercial da ABIMO.
Os contatos foram feitos com compradores da Alemanha; Arábia Saudita; Argentina; Bósnia; Bulgária; Canadá; China; Coreia do Sul; Equador; Espanha; Estados Unidos; Finlândia; França; Grécia; Índia; Irã; Israel; Itália; Japão; Jordânia; Líbano; Macedônia; México; Polônia; Portugal; Reino Unido; República Dominicana; Romênia; Rússia; Sérvia; Suíça; Turquia.
Será a oitava participação brasileira na IDS 2017, e o pavilhão geral terá espaço para as empresas: Aditek, Angelus, Bio-Art, Biodinâmica, Bionnovation, Cristófoli, Conexão, Dentflex, Dentscler, Dérig, DFV, DMC, Driller, DSP, Essence Dental, Heal Tech, Indusbello, Maquira, Olsen, Quinelato, ROIC, Signo Vinces, Sistema INP, Systhex, Technew, Titanium Fix e Xdent.
Para Clara Porto, gerente de marketing e exportação da ABIMO, a Feira IDS possibilita aos fabricantes brasileiros expor seus produtos e lançamentos em uma vitrine mundial. “Na IDS não fazemos negócios apenas com o mercado europeu. Há também uma série de oportunidades para fazer negócios com o mundo todo. Por isso estamos com grandes expectativas para a próxima edição.”
Associados
A manutenção de mercado de diversos países por meio de visitas e reuniões com clientes (parceiros comerciais) e abertura de novos mercados são os pontos mais importantes identificados na IDS pela empresa Bio-Art, atuante na fabricação de articuladores e que levará sua linha completa de produtos para o evento. “A IDS é a maior feira do ramo odontológico, e tem grande abrangência mundial. Portanto, é essencial para alavancar e desenvolver os negócios e também para a internacionalização da empresa”, destacou Maria Isabel Piccin, CEO da companhia.
“Com a participação da Bio-Art, pretendemos abrir pelo menos três novos mercados e estreitar a relação comercial com os atuais clientes, visando o aumento do market share nos respectivos países”, complementou Maria Isabel.
Por ser um importante evento para o setor odontológico mundial, na visão da fabricante de produtos odontológicos Olsen, é de fundamental importância marcar presença na IDS, já que em 2017 a Olsen completará 22 anos de participação ininterrupta na mostra. “A IDS recebe visitantes de todas as partes do universo. Sendo assim, já estamos agendando reuniões com nossos principais importadores, além de buscar novas alternativas em mercados nos quais não estamos atuando da forma mais adequada”, enfatizou Santiago Carrau, gerente de exportações da Olsen, que ainda completou: “Nossa expectativa é fechar negócios que superem a marca dos 300 mil dólares”.
Para Sidarta Cypriano, trader para os mercados europeu, do Oriente Médio e da Ásia da Angelus, companhia fabricante de produtos odontológicos, a IDS é considerada a feira internacional mais tradicional e importante por atingir os principais mercados do setor. “Em todas as edições da IDS alinhamos com nossos principais parceiros as estratégias e o volume de negócios que buscamos naquele ano e no seguinte. Sempre buscamos um crescimento não inferior a 20%”, frisou.
De acordo com Yolete Carneiro, gerente internacional da Signo Vinces, fabricante de implantes odontológicos, além de ser uma vitrine, a IDS é o local onde são apresentadas as mais recentes inovações e tecnologias do setor. “Na IDS recebemos visitas de pessoas do mundo inteiro. Há uma organização perfeita, fazem divulgações e atingem os mais variados tipos de clientes para as empresas em geral”, disse a gerente, que complementou: “Apresentaremos nosso novo Implante INFRA e ainda levaremos material para divulgação desse novo produto, pois pretendemos encontrar distribuidores”.
Happy Hour
Como ação diferenciada será realizado o já tradicional Brazilian Happy Hour, no pavilhão brasileiro, dia 23 de março, terceiro dia de feira. O BHD aposta nesta ação como estratégia de negócios, oferecendo comidas e bebidas típicas do Brasil ao público internacional, além de música brasileira ao vivo, proporcionando assim um ambiente descontraído para que as empresas brasileiras possam estreitar os laços de relacionamento com seus clientes e parceiros internacionais.