Quase 20 milhões de turistas estiveram na Croácia em 2018 viajando pelas suas principais cidades e pela sua capital, Zagreb. Para quem quer conhecer as belezas naturais croatas e seus Patrimônios Mundiais, a Françatur oferece um cruzeiro e dois roteiros terrestres, que apresentam não só as famosas atrações do país, mas também incluem passagens por regiões vizinhas, em Montenegro, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia.
Destino mais visitado da Croácia, a bela Dubrovnik é imperdível. Cercado por mais de 2.000 metros de muralha, o seu centro antigo é um dos vários Patrimônios Mundiais da Unesco. Na mesma viagem, também pode-se visitar a pequena cidade medieval de Trogir, o Fórum Romano de Zadar e a famosa Split, onde está o palácio construído pelo imperador Diocleciano no século 4, cenário da série Game of Thrones.
Quem escolher os roteiros terrestres conhece mais dois lugares marcantes: Zagreb, a capital croata, e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, conjunto de 16 lagos unidos por 92 cascatas em um verdadeiro espetáculo da natureza, não à toa está listado na Unesco como Patrimônio Mundial. É possível também visitar Korcula, ilha no Adriático, onde teria nascido o navegador Marco Polo.
Já o cruzeiro prevê paradas para mergulho em águas cristalinas — um dos lugares é o Parque Nacional Kornati, que reúne em torno de 140 ilhas. Com este roteiro, o turista ainda pode observar os vinhedos e os campos de lavanda que adornam a paisagem de Hvar.
Nos países vizinhos, vale destacar a diversidade cultural e religiosa de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, com construções como a Igreja Ortodoxa e a Mesquita de Gazi Husrev-Beg, ambas do século 16. Na passagem por Montenegro aprecia-se a Baía de Kotor, Patrimônio Mundial e único fiorde do Mediterrâneo. O verde esmeralda do Lago Bled, a capital (Liubliana) e os 20 quilômetros da Caverna de Postojna são tesouros vistos na Eslovênia. Essa viagem é uma chance rara de unir encantos naturais a cidades carregadas de simbolismo.