A Wolters Kluwer, fornecedora de soluções e informações para o cuidados ao paciente, anunciou mais uma parceria, dessa vez com a Pixeon, empresa nacional de tecnologia para saúde. Ao todo, já são três as parcerias firmadas pela multinacional apenas em 2017. O objetivo do trabalho conjunto com a Pixeon é colaborar para melhorar a qualidade e os resultados dos cuidados prestados aos pacientes, diminuir custos das instituições de saúde e contribuir para a redução dos erros de tratamento relacionados ao diagnóstico e medicação no Brasil. Com esta iniciativa, o SmartHealth, sistema de gestão hospitalar da Pixeon, integrar-se-á às soluções de Efetividade Clínica (Clinical Effectiveness) da Wolters Kluwer, que conglomera os recursos de suporte a decisões clínicas baseado em evidências UpToDate e UpToDate Anywhere e os sistemas de suporte à decisão de prescrição de medicamentos Lexicomp e Medi-Span.
O cenário e pesquisas mostram a importância dessa parceria. Segundo dados da ANADEM (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), são registrados anualmente cerca de 700 mil casos de erros médicos, sendo que grande parte é relacionada à prescrição (falha na dosagem, interação medicamentosa, entre outros). Além disso, de acordo com pesquisa interna do UpTodate, aproximadamente duas em cada três consultas geram dúvida clínica, e os médicos têm cerca de 11 dúvidas por dia, sendo que apenas 40% delas podem ser respondidas sem o auxílio de informações adicionais.
Estes pontos reforçam a importância de garantir aos profissionais de saúde o acesso a uma base consistente de informações como forma de melhorar a segurança do paciente, reduzir os erros e agilizar a análise da medicação. “Os sistemas de suporte à decisão da Wolters Kluwer serão incorporados à nossa oferta de prontuário eletrônico do paciente, ampliando a segurança no atendimento e contribuindo com a redução dos custos das instituições de saúde”, comenta Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. “Pensamos sempre em alternativas eficientes para melhorar o serviço prestado por nossos clientes, e a parceria com a Wolters Kluwer é mais uma das ações que reforçam este compromisso”, aponta.
Já o Diretor de Alianças Estratégicas da Wolters Kluwer para a América Latina, Fabio Lia, destaca a sinergia entre os papéis de ambas empresas para garantir melhorias no atendimento e na saúde da população. “A Wolters Kluwer e a Pixeon estão em total alinhamento e cooperando mutuamente a fim de ajudar a prevenir os erros de medicação, que acontecem diariamente no Brasil e no mundo. Proporcionar um sistema que integra ainda mais inteligência clínica suportará o time clínico da instituição de saúde em suas decisões diárias, proporcionando assim mais segurança ao paciente, menor chances de decisões terapêuticas desatualizadas e, por consequência, reduzindo os custos de tratamento e aumentando a produtividade da equipe clínica”.
A partir deste ano, a Wolters Kluwer também será parceira na realização do Health Ideas, série de seminários regionais gratuitos organizados anualmente pela Pixeon para discutir a automatização de processos como forma de garantir eficiência, melhorias de desempenho para instituições de saúde e segurança para os pacientes.
As soluções
O SmartHealth, sistema de gestão para hospitais da Pixeon, facilita o controle dos mais variados setores da unidade hospitalar e possibilita a gestão integrada do fluxo de trabalho dos profissionais da instituição. A solução permite gerenciar as áreas de emergência e recepção, o prontuário eletrônico do paciente (PEP), o estoque de médicos entre outras áreas.
O UpToDate® é um recurso de apoio à decisão clínica da Wolters Kluwer criado por médicos e baseado em evidências que contempla mais 9.700 recomendações e 24 especialidades médicas. Já o UpToDate® Anywhere permite aos hospitais e instituições de saúde acesso remoto, via dispositivo móvel, a esses dados, de maneira rápida e fácil, independente do local onde estiverem (à beira do leito, no consultório ou em casa).
O Lexicomp®, por sua vez, é o recurso da Wolters Kluwer Clinical Drug Information que agrega conteúdo de relevância relacionado a medicamentos, suporta as decisões relacionadas às prescrições e ajuda os profissionais da saúde a escolherem a terapia mais apropriada para cada paciente.
Já o Medi-Span, guarnece a equipe clínica com alertas automáticos sobre medicamentos, entregues de forma eficiente dentro do PEP, permitindo assim uma triagem sofisticada, sensível ao contexto e com base em informações disponíveis no sistema sobre cada paciente.