Home / Health ARQ / Construção / Piauí ganha mais uma unidade de atendimento Oncológico

Piauí ganha mais uma unidade de atendimento Oncológico

Os pacientes que realizam tratamento de câncer no Piauí ganharam mais uma unidade de atendimento no estado nesta segunda-feira (2). Dessa vez, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) foi à instituição credenciada para o atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento à população iniciou após a inauguração da ala. Para a criação do projeto da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), foram investidos recursos na ordem de R$ 2,9 milhões.

Governador participa de inauguração de Unidade de Oncologia do HU-UFPI( Foto: Francisco Leal)O governador Wellington Dias participou da solenidade e ressaltou a importância da iniciativa de descentralizar o serviço de saúde no estado que tem o HU e o Hospital São Marcos credenciados em Teresina. “Nós estamos trabalhando para completar essa descentralização para Picos, não só nessa área da oncologia, mas em outras áreas, para a gente ter as principais redes, sobretudo a parte da alta complexidade, em cinco macrorregiões: Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, sendo estes os pólos. E, claro, vamos ter outros serviços descentralizados em Corrente, São Raimundo, Piripiri, enfim, no norte e no sul e em outras áreas”, comentou o chefe do executivo estadual.

Serão beneficiados com o atendimento do HU-UFPI os pacientes dos territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea, e mais 27 municípios do Maranhão. Ao todo, o Hospital Universitário oferecerá 25 leitos de internação, cinco leitos de UTI e 12 poltronas para tratamento ambulatorial de quimioterapia.

A Unacon se voltará para o tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA): próstata, mama feminina, colo do útero, pulmão e colo retal. Será ofertado o tratamento ambulatorial e hospitalar, baseado em cirurgia, quimioterapia e hormonioterapia.

Governador participa de inauguração de Unidade de Oncologia do HU-UFPI( Foto: Francisco Leal)Quanto à equipe médica disponível ao atendimento na Unacon, estarão oito oncologistas clínicos e três cirurgiões oncológicos, além de profissionais de outras especialidades e que já fazem parte da estrutura do HU: urologistas, ginecologistas, mastologistas, proctologistas, cirurgiões torácicos e cirurgiões gerais. Outros profissionais em áreas como enfermagem, farmácia e nutrição também estarão disponíveis aos pacientes.

O superintendente do HU-UFPI, José Miguel Luz Parente, destaca que “o Hospital Universitário tem todo o potencial para se firmar como referência no Piauí no que se diz respeito ao diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo, ao usuário do SUS, um serviço de qualidade, como uma equipe multiprofissional para que o paciente seja trabalhado de forma sistêmica”.

CompartilheImprimirComunicar Erro

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …