O diploma de Ensino Superior continua sendo um dos maiores diferenciais para se garantir um bom salário no Brasil. Isso é o que mostra o relatório Education at a Glance, da OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, divulgado em 2019. Segundo a pesquisa, no Brasil, um trabalhador que têm Ensino Superior completo ganha, em média, mais do que o dobro (140% a mais) do que aqueles que possuem apenas o Ensino Médio.
Além disso, o Instituto Semesp divulgou em maio deste ano a 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil , com informações que reforçam a contribuição da graduação para o aumento da renda. Segundo os dados, a remuneração média de trabalhadores com nível superior é de R﹩ 6.004, enquanto aqueles que tem Ensino Médio ganham, em média, R$ 2.180,00. O estudo também mostra que profissionais com diploma de graduação foram menos afetados com a crise que teve início em 2015 no Brasil e que causou a redução do número de empregos formais no País.
Entendendo o importante papel da educação para o sucesso da carreira e a crescente valorização, por parte das empresas, de profissionais que estão se adaptando às transformações tecnológicas e desenvolvendo novas competências e habilidades, a Faculdade Anhanguera, unidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho, oferece aos alunos da graduação oportunidades de aperfeiçoamento em diversas áreas de conhecimento.
“As organizações e o mercado de trabalho estão mudando de forma cada vez mais veloz, o que exige que o profissional esteja cada vez mais preparado. Nós entendemos que além do conhecimento técnico de cada curso é indispensável criar condições para que os estudantes ampliem seu repertório, acessando conteúdos de outras áreas e em diferentes formatos”, explica Thais de Jesus, diretora de planejamento e desenvolvimento de produto acadêmico da Kroton, empresa da qual a Faculdade Anhanguera faz parte. “Para contribuir com a formação do que chamamos de ‘profissional do futuro’, estamos constantemente buscando iniciativas e parcerias que estimulem nos alunos a vontade de aprender sempre e em qualquer lugar”, conclui Thais.
Um exemplo são os conteúdos exclusivos das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Amazon, Hauwei e Ciso, disponibilizados gratuitamente aos alunos de engenharias, tecnologia e demais cursos de exatas. Por meio dessas parcerias, os alunos participam de atividades complementares ligadas a temas que estão em alta no mercado atual, como conceitos de nuvem, desenvolvimento de aplicativos, engenharia de software, segurança digital e IoT (Internet das Coisas).
Além disso, a Faculdade Anhanguera também oferece gratuitamente aos seus alunos o Trilhas de Competências Digitais, com cursos que trabalham habilidades ligadas à inovação, como cultural digital, marketing digital, mindset ágil e design thinking. Para calibrar ainda mais o currículo e se diferenciar no mercado de trabalho, o Trilhas de Carreiras permite que os estudantes se capacitem por meio microcertificações em áreas específicas. “Coaching”, “Como pensar seu negócio” e “Gestão Hospitalar”, para estudantes com interesse na área da saúde, são algumas das opções disponíveis.
Ingresso no Ensino Superior