A edição 2018 da MEDLAB, feira realizada entre 5 e 8 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu um pavilhão brasileiro composto por cinco empresas que oferecem soluções otimizadas para o setor de laboratórios e diagnóstico. Promovido pelo Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO com suporte da Apex-Brasil, o pavilhão esteve movimentado durante os quatro dias de evento, rendendo 358 novos contatos das marcas nacionais com clientes, distribuidores e prospects de todo o mundo. Nos próximos doze meses, a expectativa é que essas cinco empresas gerem cerca de US$ 1 milhão em novos negócios.
Acompanhando o evento, Gabriel Isaacsson, gestor de projetos da Apex-Brasil, mostrou-se satisfeito pelos resultados obtidos durante a exposição em Dubai. “Podemos notar um nível de maturidade excelente das empresas brasileiras participantes. Muito mais do que apenas a maturidade exportadora, ressalto a maturidade de relacionamento das marcas com clientes do Oriente Médio. Essa relação comercial, até por uma característica cultural, não se estabelece de imediato. É um trabalho de persistência e constância que vem construindo uma relação duradoura, de longo prazo e que rende bons frutos”, declarou sobre os resultados obtidos pelo pavilhão nacional na MEDLAB.
As empresas brasileiras também destacaram como ponto positivo a possibilidade de aprofundar o relacionamento com compradores do exterior durante o evento. Danilo Andrade, gerente de comércio exterior da Bioclin, enfatiza essa construção de longo prazo citada por Isaacsson: “É nossa oitava participação em Dubai. Depois de tantos anos de participação, a Bioclin está colhendo os resultados desse investimento”, disse a respeito da marca, que se destaca no setor de diagnóstico in vitro. Patrícia Araújo, gerente comercial da NL Diagnóstica, empresa nacional que investe em sistemas fechados de parasitologia, também reconhece o espaço da MEDLAB como um palco de possibilidades para fomentar o networking: “Fizemos importantes novos contatos e pudemos rever clientes já fidelizados”, comentou.
Mercados-alvo – A Labtest também firmou sua posição como empresa exportadora ao participar da MEDLAB. Para a companhia, que oferece uma ampla linha de reagentes e de equipamentos para diversos perfis de laboratórios de análises clínicas, duas regiões despertaram novas possibilidades: “Os dois primeiros dias de evento foram realmente produtivos. Encontramos pessoas do centro da África e do Oriente Médio, mercados interessantes por serem bastante semelhantes ao brasileiro”, declara Guilherme Costa, pesquisador da empresa.
Já para a Bioclin, a edição 2018 foi proveitosa principalmente por impulsionar a relação da marca com países como Afeganistão, Egito, Síria e Jordânia. “Foram excelentes contatos. Agora voltaremos para casa para trabalhar duro e fazer tudo isso virar negócios”, declarou Andrade.
O setor de exposições da MEDLAB conta com mais de 600 expositores de 40 países. Durante os quatro dias de evento, cerca de 25 mil pessoas vindas de 129 países visitam o espaço, que além de realizar conferências multidisciplinares, apresenta algumas das principais soluções para o setor de laboratórios.
O pavilhão brasileiro montado na MEDLAB 2018 ofereceu, ao público participante, a tecnologia como aliada da apresentação de produtos. O pavilhão foi montado por intermédio do Brazilian Health Devices, projeto setorial desenvolvido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A NL Diagnóstica, empresa brasileira que investe continuamente em sistemas fechados para parasitologia, optou por apresentar sua solução Coproplus Ultra, ideal para o exame parasitológico de fezes, por meio de realidade virtual.
“A realidade virtual surgiu como uma forma de interagirmos melhor com o público e como alternativa para despertar a curiosidade dos presentes, motivando-os a conhecer o nosso produto”, comenta Patrícia Araújo, gerente comercial da NL Diagnóstica ao explicar que por ser impossível montar um laboratório dentro de um espaço de exposições, a marca buscou uma alternativa para explicar passo a passo a utilização e as principais vantagens do produto.
O vídeo, com duração de pouco mais de 4 minutos, apresenta todas as vantagens do Coproplus Ultra e explica desde o procedimento de coleta até a etapa de análise em laboratório. Traz, inclusive, um comparativo entre a solução da NL Diagnóstica e outras disponíveis no mercado. “Muitos imaginam que é um produto bem mais simples e desconhecem toda a eficácia que ele pode oferecer. Como nosso sistema é diferenciado, buscamos uma forma igualmente diferente de mostrá-lo aos clientes”, declara Patrícia.
A realidade virtual chamou a atenção dos visitantes, gerando resultado positivo para a marca, que investiu esforços e recursos para participar da feira em Dubai. “O público achou bem interessante pois muitos desconheciam o sistema de parasitologia e tinham dúvidas sobre o produto. Foi muito mais simples mostrar na prática como ele funciona”, comenta a gerente ao destacar que grande parte dos visitantes ficou surpresa com o tipo da demonstração.
Coproplus Ultra – Com um sistema de parasitologia consolidado há mais de 30 anos no mercado, a NL Diagnóstica vem sempre investindo em melhorias que visam a melhor eficácia de seus produtos. O Coproplus Ultra, que foi lançado em setembro de 2017 no Brasil, é uma solução prática, rápida e confiável. Com dupla filtragem (filtro cônico somado ao microfiltro interno), garante sedimento mais limpo, redução de tempo do exame e análise direta ao microscópio, tudo isso com uma metodologia rápida, prática e higiênica que gera resultados de qualidade e muito confiáveis.
Entre as vantagens também constam a otimização de espaço e mão de obra do laboratório, a eliminação do mau odor das amostras, a possibilidade de conservação da amostra por 30 dias sem refrigeração e a biossegurança e preservação do meio ambiente.