Pandemia provoca onda de solidariedade e doações atingem cifras recordes
Quase R﹩ 6 bilhões. Este é o valor total arrecadado com doações aqui no Brasil, de acordo com o Monitor das Doações Covid 19, iniciativa da ABCR. De acordo com a última atualização, 82% dos recursos foram enviados por empresas, o restante foi arrecadado em campanhas e lives (8%); enviados pessoas físicas e/ou famílias (4%); fundações, instituições e fundos filantrópicos (3%); e administração pública (3%).
“Afinal, a casa dos 6 bi de reais, conforme o Monitor das Doações é uma marca histórica, mas é importante analisar os dados de forma criteriosa, observando a origem desses recursos e, principalmente, o destino de todo esse dinheiro”, salienta o especialista.
“O levantamento apontou que mais de 73% destas instituições sentiram os reflexos negativos da pandemia e mostrou ainda que 65% delas já preveem redução na arrecadação de recursos para manter seus atendimentos. Para piorar este cenário de incertezas, 60% temem o aumento da demanda por atendimentos e, em contrapartida, queda na arrecadação de recursos”, explica.
“De que forma toda essa verba é direcionada às organizações sociais de todos os portes e regiões do país? Os recursos também são encaminhados para cobrir custos fixos e institucionais das organizações? E o mais importante, depois da pandemia, estas organizações sociais que atuam/atuaram na intermediação destes donativos conseguirão manter suas equipes, espaços físicos, estruturas, projetos?”, questiona Deboni.
À frente do Instituto Sabin, organização social do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Deboni destaca ainda que este é um momento ímpar para despertar tanto nas empresas quanto na sociedade o senso de cooperação e união.
“O Instituto Sabin completa este ano 15 anos atuando no fomento à inovação social e diante desta crise, sem precedentes do novo Coronavírus não medimos esforços para apoiar organizações e comunidades em maior vulnerabilidade.
Seguimos apoiando iniciativas relevantes como o Portal do Impacto, campanhas como a BoaAção, e iniciativas que se somam a outras milhares no país, principalmente em um momento tão delicado como este”, finaliza.