A Orange Business Services, em noma de sua subsidiária em saúde, a Orange Healthcare, anunciou, na manhã desta quinta-feira (8), a assinatura de um acordo para a aquisição da Enovacom, empresa considerada um dos principais players de e-Health. De acordo com a multinacional, esta aquisição é um elemento-chave da estratégia da Orange Healthcare que pretende ser a principal parceira da transformação digital de players e instituições de saúde de todo o mundo.
A Enovacom é uma desenvolvedora de software francesa, estabelecida em Marselha desde 2002, cujo negócio é dedicado à e-health. Líder no setor e especialista em interoperabilidade, a Enovacom criou um pacote de softwares para facilitar o intercâmbio, compartilhamento e segurança de dados entre todos os players do sistema de saúde. Suas soluções são encontradas mundialmente em mais de 1,5 mil instituições de saúde. Em particular, o software Enovacom é usado para gerenciar e proteger as trocas de informações eletrônicas dos hospitais com seus diversos parceiros.
“Incorporar as habilidades de uma empresa da área da saúde como a Enovacom nos permite avançar na cadeia de valor para oferecer soluções de e-health mais abrangentes aos nossos clientes e, em particular, aos hospitais. Ao adquirir um player tão inovador e efetivo, estamos fortalecendo nossa estratégia de crescimento no mercado de saúde, pois, cada vez mais, a comunicação entre hospitais e interoperabilidade de equipamentos é uma questão importante”, afirma o vice-presidente executivo da Orange Group, responsável pela Orange Business Services,Thierry Bonhomme.
Essa aquisição é um passo fundamental no crescimento da Orange Healthcare. Além da infraestrutura e soluções certificadas de hospedagem de dados de saúde, a Orange Healthcare pretende desenvolver soluções inovadoras que permitam aos profissionais da área se comunicarem entre si e manter contato com os pacientes ao longo de seu tratamento. A digitalização e a agilização dos cuidados são uma preocupação para a indústria e é por esta razão que a Orange Business Services escolheu investir na Enovacom. A sua posição neutra permite a interface com todos os players no mercado.
“Ao unir forças com a Orange Healthcare, os clientes da Enovacom se beneficiarão das amplas capacidades de inovação do Grupo Orange em computação em nuvem, infraestrutura de comunicação, segurança, objetos conectados e experiência do cliente. Estamos entusiasmados com o fato de que, através deste acordo, a Enovacom continuará crescendo com o respeito de seus funcionários e seu interesse pela empresa”, afirmam Laurent Frigara e Renaud Luparia, executivos da Enovacom.
Ao final das negociações, a Enovacom se tornará uma subsidiária da Orange Business Services e estará operacionalmente vinculada à Orange Healthcare, sob a direção de Elie Lobel. Laurent Frigara e Renaud Luparia continuarão a desempenhar um papel ativo no desenvolvimento da empresa como vice-diretores executivos da Enovacom. Por meio de comunicado à imprensa, a multinacional não sou especificar uma data, mas pretende encerrar o processo de compra nas próximas semanas.