Quando uma organização busca a acreditação ela mostra que se preocupa efetivamente com a segurança do paciente e com a melhoria da qualidade dos serviços. Hoje no Brasil 602 instituições de saúde são acreditadas pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA), é o maior número acumulado de acreditações em um período em 18 anos de atuação da ONA no país. Ao longo desses anos mais de 2 mil certificações foram concedidas, nos três níveis, entre 14 diferentes tipos de serviços.
“São números bastante significativos para a ONA; estamos crescendo uma média de 20% por ano. Embora sejam ainda muito pequenos se comparados à quantidade de organizações de saúde existentes no Brasil, eles mostram que estamos desempenhando um importante trabalho de conscientização e que a acreditação possui um longo caminho no Brasil”, avalia André Ruggiero, Superintendente Administrativo Financeiro da ONA.
Muitas pessoas ao entrarem em uma organização de saúde não sabem tudo que acontece por trás do atendimento. Cada procedimento deve ser pensado e realizado visando a segurança do paciente. Uma forma prática de saber se as organizações se preocupam com essa cultura é verificar se ela possui algum selo de acreditação, como o da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
“Nosso principal objetivo é ajudar a promover a melhoria dos serviços de saúde no Brasil. Não é um trabalho fácil, mas aos poucos vamos conquistando mais espaço, levando a cultura de segurança do paciente para diversos tipos de serviços e para os quatro cantos do país”, explica Ruggiero.
A metodologia da ONA foi criada em 1999 com o manual de acreditação, desenvolvido a partir da revisão de metodologias estrangeiras e iniciativas nacionais de avaliação. O objetivo sempre foi desenvolver uma acreditação que pudesse ser adotada de Norte a Sul, mesmo com as diferenças regionais que marcam o Brasil.
O total de serviços acreditados pela ONA é de 602 serviços, entre eles: 262 hospitais; 122 ambulatórios; 81 laboratórios; 61 diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear; 30 hemoterapia; 15 Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva; 7 Pronto Atendimento; 6 Atenção Domiciliar; 3 Serviços de Manipulação, 4 Serviços Odontológicos; 3 Serviços de Dietoterapia; 3 Programas da Saúde e Prevenção de Riscos, 4 Processamento de Roupas para Serviços de Saúde e 1 Serviço de Esterilização e Reprocessamento de Materiais.