Quando se trata de design hospitalar há a necessidade de respeitar e refletir a respeito de todo o espaço para o bem-estar dos usuários. Assim, o ambiente pode contribuir para a melhora do paciente quando o local proporciona conforto e humanização.
O escritório Hawley Peterson Snyder teve a oportunidade de aplicar essa filosofia na estrutura do West County Health Center, no estado americano de Califórnia. Para isso foram investidos cerca deU$ 12 milhões na construção de um novo prédio.
O projeto visava modificar uma antiga edificação cuja estrutura não acompanhou os novos procedimentos médicos e a evolução tecnológica. Além disso, havia na instalação arte nas paredes criada por artistas de uma organização chamada ArtsChanges.
Tamanha importância das artes do hospital que esse fator acabou interferindo na moderna instalação. Com o lema “Casa para a sua Saúde” criou-se um design inovador. A amplitude do telhado, por exemplo, confere uma amplitude à instalação. O telhado do edifício é uma característica proeminente do projeto que mede a entrada e circulação de frente, conferindo abrigo e segurança. O uso de telhas de terracota confere uma ligação cultural/ histórico ao estilo da vizinhança adjacente.
A identidade de toda a instituição foi capturada através das formas e elementos arquitetônicos, por meio de cores, materiais, arte, luz, mobília, dentre outros. O amplo teto criou uma grande varanda para áreas de estar e lugares para socializar.
A parede frontal da área de registro é como a frente de uma casa, com as suas luzes da varanda iluminados e entradas da clínica. Baixas paredes curvas criam limites claros entre espera e circulação principal.