Um ciberataque de proporções globais derrubou sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos em diferentes na manhã desta sexta-feira (12).
No Reino Unido, pelo menos 16 hospitais do NHS tiveram problemas após o ataque contra seus sistemas que o acesso a prontuários eletrônicos e provocou o redirecionamento de ambulâncias.
De acordo com informações preliminares da imprensa espanhola, o mega-ciberataque teria partido da China. Na Espanha, a rede interna da multinacional Telefónica foi hackeada, e funcionários foram orientados a desligar seus computadores.Outras empresas do país como, Mapfre e o banco BBVA também registraram ataques. No Brasil, até o momento não há registros de violações de segurança.
Segundo o portal de notícias IT Security News, o ataque resultado de ransomwares, e os criminosos exigiam o pagamento do resgate das informações em bitcoins. O valor aumentaria conforme o passar do tempo.
Nas telas, apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins equivalente a US$ 300 (R$ 940) para reativar o sistema –o valor subiria com o passar do tempo.
O ataque, que até o momento atingiu 11 países.