O primeiro passo para uma vida mais longa e saudável é a prevenção. Muitas doenças podem ser evitadas ou tratadas precocemente. Com este pensamento e reforçando um dos objetivos de atender às pessoas em todas as fases da vida, a Rede Mater Dei de Saúde inova, mais uma vez, e inaugura os serviços de Check-up Personalizado e o Check-up do seu médico de confiança. Os Serviços visam indicar os exames a serem realizados de acordo com o histórico do paciente, incluindo, assim, alguns exames específicos para cada indivíduo. Ou, ainda, sob a recomendação do médico de confiança da pessoa. Trata-se de uma avaliação ampla e abrangente, individualizada e personalizada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a sobrevida das pessoas.
“Temos a convicção de que a confiança no seu médico é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Sendo assim, colocamos toda a nossa estrutura diferenciada para fortalecer ainda mais a sua relação com o seu médico, por meio do Check-up do seu médico de confiança. Após uma avaliação minuciosa do seu médico, os exames e avaliações especializadas serão solicitados por ele. Neste momento, entramos para simplificar, agilizar e oferecer a máxima comodidade na realização de todos os procedimentos”, explica o coordenador do Check-up e da Clínica Médica do Pronto-socorro do Hospital Mater Dei Contorno, Breno Figueiredo Gomes.
O médico explica que o Check-up Personalizado busca a valorização da boa consulta médica, responsável por mais de 80% dos diagnósticos. “A tecnologia utilizada sem critério pode colocar a segurança do paciente em risco. Os exames sempre serão complementares à boa avaliação médica e jamais substituirão a relação do médico com o seu paciente. Cada paciente é tratado de maneira individual e apenas exames e avaliações especializadas que realmente irão ajudar serão solicitados”, conta Breno Gomes.
Já no Check-up Personalizado, a avaliação no Mater Dei começa com um consulta na qual o médico avalia, escuta, orienta e tira dúvidas sobre prevenção. Num segundo momento, o paciente retorna para realização dos exames e procedimentos solicitados. “O Check-up Personalizado vai considerar a idade, hábitos de vida, antecedentes de saúde física e mental, características individuais, histórico de doenças na família, além de características ambientais e profissionais”, afirma a coordenadora médica do Check-up e da Ergometria da Rede Mater Dei de Saúde, Carla Tavares. Além de detectar precocemente doenças silenciosas, este check-up é importante para estratificar o risco de um indivíduo desenvolver determinadas doenças. “Para cada grupo de doenças, existem recomendações específicas quanto à idade para início do rastreamento. Ainda mais importantes do que a idade cronológica são as características de cada pessoa”, acrescenta a coordenadora.
Para os médicos, a maior parte da população acredita que fazer um check-up é apenas se submeter a uma bateria de exames, mas, a verdade é que os exames são apenas complementares a uma boa avaliação médica. “Para as mulheres, por exemplo, é recomendado que as primeiras avaliações sejam feitas a partir do início da vida sexual. Uma consulta ginecológica é fundamental para pesquisa de doenças, como a infecção por HPV, para as orientações em relação, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados relacionados à contracepção, bem como para realização da prevenção do câncer de mama e de colo de útero” ressalta Carla. Assim, o Check-up Personalizado também visa examinar o risco de desenvolvimento de determinadas doenças cardiovasculares, estimulando mudanças de estilo de vida e tratamento precoce dos fatores de risco identificados. “Da primeira avaliação em diante é fundamental o seguimento e rastreamento específico e, o mais importante, utilizar as informações positivas ou negativas obtidas, por meio dos dois tipos de check-up, para perseguir metas de hábitos saudáveis de vida, finaliza a coordenadora. Lembre-se: o importante é se cuidar, sempre!