Contratação de novos profissionais vai promover melhorias no atendimento oferecido à população
A rede de hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação, convocou 3.842 profissionais aprovados em concursos públicos nos últimos seis meses de 2016.
A lista de selecionados conta com novos médicos, enfermeiras, técnicos em diversas especialidades, analistas e assistentes para aperfeiçoar os serviços públicos de saúde oferecidos pelas unidades, que estão localizadas nas cinco regiões do País.
“Este ano, vamos avançar ainda mais em cada uma das áreas de atuação da Ebserh, a fim de garantir a melhoria constante das unidades de saúde vinculadas à entidade”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.
As iniciativas da Ebserh incluem a elaboração do Plano Diretor Estratégico com planejamento e definição de metas das unidades vinculadas; abertura de novos serviços e retomadas de setores que estavam fechados, ampliação do número de consultas e cirurgias, informatização dos processos administrativos e de atendimento aos usuários do SUS; suporte técnico para elaboração de projetos para obras e aquisição de equipamentos e compras centralizadas de insumos estratégicos, entre outras.
“Em seis meses, tive a oportunidade de visitar 31 hospitais filiados. Nos locais, constatei que uma das principais necessidades é a de contratação de pessoas, que é o foco da nossa gestão. Tivemos milhares de convocações em 2016, e o objetivo é que continuem em 2017”, afirmou Kleber Morais, presidente da Ebserh.
Concurso
Ainda no segundo semestre de 2016, outras seis unidades que se filiaram recentemente iniciaram as etapas de realização de concurso público para posterior convocação nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba e Sergipe. Atualmente, a estatal conta com 39 hospitais universitários filiados.