Se alimentar bem pode ser a garantia de saúde e disposição para suportar todos os dias de Carnaval. A nutricionista Leusimar Nunes, da rede de supermercados Prezunic, oferece algumas recomendações e receitas que podem fazer toda a diferença para quem quer aproveitar o máximo da festa.
Alimentos leves e com poucas calorias, os chamados “hipocalóricos” mantêm o bem-estar e a energia lá em cima, garante Leusimar Nunes. Opções como saladas – ricas em água e fibras – aumentam a sensação de saciedade e são excelentes escolhas, pois também hidratam. O ideal é a ingestão de duas porções por dia.
As frutas são excelentes fontes de água, carboidrato, vitaminas e minerais. Podem ser ingeridas como sobremesas e na forma de pequenos lanches entre as refeições principais. Consuma, ao menos, quatro unidades diárias.
Alguns alimentos não são recomendados para quem pretende pular o Carnaval com mais intensidade. É bom evitar pratos e ingredientes ricos em gordura, que são de difícil digestão e podem causar mal-estar.
Leusimar dá uma excelente dica para quem quiser calcular o volume de água a ser ingerida durante os dias de folia.
“A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa. O que se indica, em média, é a ingestão de 30ml para cada quilo de peso corporal. Ou seja: quem pesa 65kg deve ingerir cerca de 2 litros por dia. No caso de um folião muito intenso, recomenda-se aumentar a quantidade, principalmente se houver muita perda com o suor”, afirma a nutricionista do Prezunic.
A água de coco, garante Leusimar, é uma das melhores opções de bebida, pois fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Águas aromatizadas também são boas pedidas, assim como isotônico caseiro, que é de fácil preparo. Manter o corpo hidratado também ameniza os efeitos da ressaca, no caso de exageros no consumo de álcool, amenizando sintomas como dor de cabeça, enjoo, sede e desânimo.
“Algumas atitudes são básicas, como se manter hidratado e bem alimentado, lembrando que o estômago vazio faz o álcool ser absorvido mais rapidamente”, afirma Leusimar.
A nutricionista do Prezunic lembra, ainda, que as bebidas alcoólicas, mesmo as mais refrescantes, não contribuem para a hidratação do corpo. A melhor dica é intercalar as tulipas de cerveja e taças de vinhos e espumantes com a ingestão de água e isotônicos, por exemplo.
Confira algumas dicas e receitas de bebidas refrescantes e hidratantes:
Isotônico caseiro
– 500 ml de água
– 50 ml de suco de fruta natural (laranja, limão, uva)
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, demerara ou cristal
– 1 colher de chá de sal
Águas aromatizadas
– Morango com folha de estévia
– Laranja com canela em pau e limão
– Maçã com canela em pau
– Abacaxi com hortelã
– Limão com lima da pérsia e alecrim
– Gengibre com laranja e hortelã