Clínica do Grupo Oncologia D’Or é a primeira no Brasil a conquistar o selo internacional
O atendimento integrado e humanizado é um dos principais diferenciais para o tratamento ao paciente com câncer. Esta união tem sido prioridade do Instituto de Oncologia do Vale (IOV), clínica do Grupo Oncologia D’Or em São Paulo, tanto que rendeu a certificação Quality Oncology Practice Initiative (QOPI) – que reconhece as melhores práticas oncológicas realizadas tanto em âmbito nacional quanto internacional. O selo foi conquistado em 2016 durante a ASCO, congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e passou a valer este ano.
O IOV é o primeiro no Brasil e o segundo no mundo – fora dos Estados Unidos – a receber este certificado. “Participamos do QOPI desde 2008, mas esta é a primeira vez que fomos auditados diretamente por eles para obtermos a certificação de excelência do QOPI. Isso mostra que estamos no caminho certo, proporcionando ao paciente uma assistência médica de excelência alinhada ao atendimento integrado”, explica Carlos Frederico Distefano Pinto, diretor do Instituto.
Para receber o selo QOPI, as clínicas candidatas participam, primeiramente, de um programa de qualidade voltado ao cuidado e segurança dos pacientes. A avaliação passa por um critério rigoroso, envolvendo auditorias presenciais e considerações de oncologistas e demais profissionais de saúde. “O processo de inspeção se repete a cada três anos para garantir a excelência do atendimento”, finaliza o especialista.