Recurso será empregado nas áreas assistencial, infraestrutura e ensino e pesquisa
O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) tem apostado no planejamento e em ações estratégicas para melhorar seus serviços. A unidade investiu cerca de R$ 15 milhões na sua rede elétrica e na compra de equipamentos para as áreas de ensino e pesquisa e assistencial. As ações iniciaram em 2016 e vão render frutos este ano.
Um dos principais investimentos é na readequação da rede elétrica externa, com previsão de entrega em agosto deste ano. A obra é fundamental para ampliação dos serviços do Hucam, já que a estrutura energética foi instalada há mais de 20 anos, quando a oferta de serviços era bem menor.
Na área assistencial, a novidade são dois ecógrafos, exclusivos para a Cardiologia, em que o Hucam é referência, para exames. Foram adquiridos ainda quatro equipamentos de ultrassom para exames avançados e dois arcos cirúrgicos – tipo de equipamento de raio-X -, que chegam em boa hora para a inauguração das novas salas do centro cirúrgico.
“Estão chegando ainda 100 novas camas elétricas e mecânicas. Elas estão sendo recebidas em parcelas. Assim que recebemos, nada está sendo guardado. Estamos fazendo a substituição das camas existentes. Há ainda a chegada escadas de dois degraus, suportes de soro, mais de 50 monitores multiparâmetros, em suma, equipamentos de ponta para este que é o maior hospital público do Espírito Santo em termos de atendimento e quantidade de oferta de serviço”, disse o gerente Administrativo do Hucam, Maroun Simão Padilha.
UTI Pediátrica
Os investimentos asseguram, além da qualidade assistencial, a capacidade instalada de atendimento, com mais qualidade e segurança para pacientes e para a equipe de atendimento assistencial. Os recursos irão garantir a inauguração de 10 leitos da UTI pediátrica, com previsão para maio de 2017, com todos os equipamentos já adquiridos e elevadores, neste momento, em fase final de instalação.
“Vamos inaugurar em poucos dias as três novas salas do centro cirúrgico, com todos os equipamentos já comprados. Somente por meio de planejamento e projetos é possível fazer a captação de recursos junto com os entes que têm interesse em investir na saúde. Quanto a isso, cabe destacar o papel da senadora Rose de Freitas. Apenas dela, veio R$ 10 milhões”, acrescentou o gerente administrativo.
Melhorias no ensino e na pesquisa
Com os valores, há também a compra equipamentos para a área de ensino e pesquisa. Foi adquirido, por exemplo, um ultrafreezer com capacidade de resfriamento de 80 graus negativos centígrados, o que vai possibilitar todo o armazenamento de amostras para o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo.
Para a área de ensino, haverá três novos focos cirúrgicos com tecnologia led e câmeras de videoconferência que vão permitir a transmissão, em tempo real, dessas cirurgias para salas de aula. Foi comprado ainda o primeiro microscópio de conferência para 10 observadores, uma grande novidade no Hucam, o que atende plenamente a demanda do Ensino no hospital.